Papel Reciclado

Já tentei de diversas formas fazer papel reciclado (que eu simplesmente adoro!). A maioria não deu certo. Mas sou persistente e consegui uma receita que não há como dar errado. Você vai precisar de papel picado (qualquer tipo, menos os brilhantes, como o couchê ou fotográfico), cola branca, corante alimentício, uma moldura e tela contra insetos ou uma velha meia calça fina e um cabide de arame, feltro ou retalho de manta ou cobertor, pedaços de tecido de algodão (de preferência).


  • deixe o papel picado de molho em água durante a noite.


  • depois, faça sua própria peneira, e isso é muito fácil. Do primeiro modo, use uma moldura de quadro mesmo, mas dupla, pois você vai precisar prender bem a tela para mosquito Do segundo modo, com um alicate, dê o formato de um quadrado (pode ser do tamanho de uma folha sulfite) no cabide de arame e vista a meia calça (no quadrado feito do arame do cabide). Deixe bem reta e esticada. Dessa forma você vai obter uma peneira perfeita.


  • prepare o local onde o papel vai secar. Coloque um pedaço de feltro (ou retalho de manta ou cobertor) e cubra com um pedaço do tecido de algodão (você calcula o tamanho pelo do quadrado - mas, lembre-se, tem que ser bem maior) . Deixe vários preparados.


  • prepare a polpa colocando no liquidificador um punhado do papel picado que ficou de molho com água o suficiente para bater. Vá devagar e aos poucos. Quando o papel ficar bem triturado e a mistura cremosa, adicione mais papel e mais água até encher o liquidificador.


  • neste momento adicione o corante para fazer papel colorido e essência (se quiser) para fazê-lo perfumado.


  • ao parar de bater você pode ainda colocar flores secas, cascas de cebola (fica lindo), ervas secas etc.


  • deixe pronto um recipiente grande com água (pode ser um tanque ou uma gaveta de plástico bem grande) onde sua peneira possa caber perfeitamente e ser mergulhada com folga. Calcule a quantidade de água assim: para cada xícara cheia de polpa, vinte xícaras de água. Nesse recipiente com água limpa, adicione duas colheres de sopa de cola branca e mexa muito bem. Se for utilizá-lo como papel de carta recomendo, em vez da cola branca, usar um pacote de gelatina sem sabor dissolvida em água quente, pois a gelatina deixará o papel menos poroso.


  • adicione a polpa de papel que você tirou do liquidificador nesta água com cola ou gelatina e vá misturando bem com as mãos. Mergulhe a peneira até o fundo e depois levante suavemente para a água escorrer. Conte até 20 bem devagar. Quanto mais fina a camada, mais fino será o papel.


  • para retirar melhor a água, pegue uma esponja seca de espuma e vá pressionando sobre a polpa na peneira. Quando ela encharcar, esprema fora e pressione novamente.


  • vire a peneira sobre o pano de algodão. Cubra com outro pano de algodão e passe por cima um rolo de macarrão para retirar mais água ainda.


  • faça quantas camadas quiser. Por último coloque outro pedaço de feltro ou manta e peso em cima, como listas telefônicas, por exemplo, deixando por uma noite. O que você está fazendo é um sanduiche: feltro, pano de algodão, polpa, pano de algodão, polpa, pano de algodão etc. e, por último, feltro e peso.


  • pela manhã, retire o feltro e vá pegando os panos pelas pontas, juntos como um sanduiche, e pendure no varal.


  • deixe secar completamente e está pronto o SEU PAPEL RECICLADO PERSONALIZADO!

OBS: Nas fotos, o papel está sendo secado com secador de cabelos, enquanto na receita acima, eu faço em camadas. Escolha a forma que melhor desejar.

0 comentários:

 
Pin It button on image hover