PROVAÇÃO


"Bem-aventurado, o homem que suporta, com perseverança, a provação, porque depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam".

Estudando com atenção esse texto de Tiago 1:18, percebi, pela primeira vez, que quem suporta a provação com perseverança receberá a coroa da vida NÃO DEPOIS DE TER SIDO PROVADO, mas DEPOIS DE TER SIDO APROVADO!
Isto faz sentido agora, para mim, pois o fato de ter sido provado nada significa, nem resulta em nada, se Deus não nos APROVAR depois. Portanto, a coroa da vida depende de nossas atitudes DURANTE a provação:
atitudes de perseverança (permanecer firmes e confiantes no Senhor);
atitudes de reconhecimento de que Deus somente prova aos que ama;
atitude de gratidão pelo fato de Deus se importar tanto conosco;
atitude de transformação a partir da identificação correta do quê e em quê estamos sendo provados - e para quê,
pois, com certeza, é algo que precisa ser eliminado de nossa vida, extirpado, para que possamos nos tornar como Cristo.
A provação será sempre calcada em algo que temos em nós que não é nem bom, nem agradável, nem proveitoso, nem útil para nós mesmos e, portanto, nem para Deus tampouco.
Como diz a Palavra do Senhor, no Salmo 139 (meu predileto, que adotei para minha vida desde 1999): "Sonda-me, ó Deus, e conhece-me o coração, PROVA-ME e conhece os meus pensamentos, VÊ SE EM MIM HÁ ALGUM MAU CAMINHO, E GUIA-ME PELO CAMINHO ETERNO".
A purificação e a santidade exigidas do cristão verdadeiro - e necessárias para ser mais como Cristo - são metas diárias, passo a passo (às vezes extremamente dolorosos), e não são obtidas por mágica, num momento de luzes e clarões ou manifestações sobrenaturais.
Não!
São frutos conquistados paulatinamente, no viver diário, em cada momento.
A graça de Deus nos permite dar o fruto, mas depende de nós resistir às circunstâncias desfavoráveis agarrando-nos e permanecendo em Cristo.
Sem murmurações. Sem reclamações. Com esperança e fé.
 
Pin It button on image hover