ERVA-DOCE OU FUNCHO



ERVA-DOCE OU FUNCHO
. Nome científico: Foeniculum vulgare

. Nomes populares: Semente de erva-doce, pimpinela, anis. Em inglês, fennel, em italiano, finocchio.

. Partes usadas: Folhas frescas e secas, raízes, sementes e talo ou falso bulbo.

. Propriedades: Antiespasmódica, digestiva, diurética, estimulante. A infusão das sementes facilita a digestão, alivia gases e cólicas intestinais. Age contra cólicas nos recém-nascidos. Calmante suave, combate insônia. Contra gases, má-digestão, secreções nas vias respiratórias, asma, anemia, baixa produção de leite, diarréia, efeitos colaterais da rádio e quimioterapia.

. Utilização: em biscoitos, pães, bolos, tortas, maçãs assadas, caldas de doces e canapés. Dá aroma e sabor a carnes, linguiças salames. As folhas utilizadas em saladas são mágicas. O bulbo cortado em fatias finas é delicioso quando refogado com manteiga. Os talos são comidos como aspargos.

. Utilização em cosmética: para olhos irritados e inchados (saquinho de chá sobre a pálpebra, com os olhos fechados); em sabonetes para remover impurezas; cicatrizante; contra mau hálito, acne e celulite.

. Contra-indicação: as sementes do funcho não devem ser ingeridas por gestantes.

1 comentários:

Karin Filgueira disse...

Não faço bolo de fubá sem erva-doce de jeito nenhum! rsrsrs... Ah, e unto a assadeira com manteiga e polvilho canela-em-pó. Delícias das delícias!!! Bjs e obrigada pela informação!

 
Pin It button on image hover