COMO FAZER O VERDADEIRO YOGURTE GREGO

Esta receita de yogurte grego eu peguei com a Ana Sinhana, é claro! E quando fiz fiquei surpresa: que delícia!!!!! E é tão fácil de fazer. Aqui em casa não falta mais yogurte.

Iogurte Grego
2 litros de leite integral pasteurizado (não serve se for leite UHT ou de caixinha)
2 xícaras de creme de leite fresco
1 potinho de iogurte integral

Ferva os 2 litros de leite numa panela grande, de fundo grosso (eu uso uma de inox, larga, como a Ana ensina), mexendo por cerca de 10 a 15 minutos após a fervura (a Ana manda mexer bem mais tempo, mas para mim 10 a 15 minutos são suficientes) para reduzir (a evaporação vai deixar o leite mais gorduroso).
Tire da panela e coloque numa tigela grande, juntando o creme de leite e mexendo para misturar bem.
Deixe esfriar até 46°. A Ana aconselha: "caso você não tenha termômetro culinário, dá pra testar a temperatura colocando o mindinho no leite. Quando conseguir contar até dez com o dedo mergulhado, sem chorar (hahaha), nem xingar, nem gritar de dor, a temperatura estará no ponto ideal".
Daí é só incorporar o iogurte, cobrir com filme plástico, enrolar uma toalha em volta e deixar descansando FORA DA GELADEIRA por 10 a 12 horas (eu deixo a noite toda). Fica um creme delicioso!


A foto é da Ana Sinhana. Passa lá no blog dela. Você vai amar!
 
Pin It button on image hover