POT-POURRIS DIFERENTES E GENIAIS!

Pot-pourri é a mistura de frutas, pétalas de flores, folhas, pedaços de madeira que são usados juntos para perfumar e decorar um ambiente. Você verá a seguir que podem ser feitos de várias maneiras.

Chá perfumado de especiarias
Este pot-pourri deixará sua casa com um cheirinho gostoso e convidativo. Você pode fazê-lo e usar várias vezes, pois basta fervê-lo para que o cheirinho se espalhe. Dá para usar umas três ou quatro vezes.
1 laranja cortada em quatro partes
1 limão cortado em quatro partes
1/4 de xícara de cravos-da-índia
2 ou 3 paus de canela
Cascas de maçã e suco de maçã
Coloque os ingredientes numa panela. Cubra com o suco de maçã. Deixe esquentar com a panela tampada. Quando começar a ferver, destampe a panela e um aroma delicioso tomará conta da sua cozinha e da sua casa.

Móbile de canela
180g de canela em pó
180g de noz-moscada
Suco puro de maçã
Papel manteiga, parafinado ou um plástico.
Misture a canela e a noz-moscada. Adicione o suco de maçã até ficar com consistência de massa de pão. Coloque entre duas folhas de papel-manteiga, parafinado ou plástico e, com um rolo de macarrão, amasse , deixando uma espessura de uns 2cm. Use forminhas de biscoito para cortar, ou um copo. Deixe secar. Quando começar a ficar firme, faça um furo em cada um. Pendure-os com uma fita bem bonita e terá um delicioso perfume no ar.

Pedrinhas perfumadas
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de sal
1 colher de chá da essência desejada
1 xícara de água fervendo (aproximadamente)
Corante alimentício na cor desejada
Misture os ingredientes secos. Adicione a essência, a água fervendo e o corante alimentício. Mexa bem até formar uma massa. Faça bolinhas ou pedrinhas. Deixe secar sobre uma superfície anti-aderente ou um plástico.
Faça de cores diferentes e coloque numa taça bem bonita. Nas gavetas e armários deixam roupas perfumadas. Junte à massa flores secas de alfazema para dar uma textura interessante. Junte um pouquinho de purpurina dourada ou prateada e faça pedrinhas ou bolinhas perfumadas para a árvore de natal. Faça sachês para presentear ou dar como lembrancinhas, colocando várias num saquinho de tule, organza ou renda (ou aquelas antigas toalhinhas de crochê da vovó - nesse caso com um forro). Amarre com fitinhas de cetim de cores diferentes e dê um lindo laço.

Gel perfumado
2 xícaras de água
4 pacotinhos de gelatina em pó sem sabor
1 colher de sopa de sal ou uma colher de café de vodka (para evitar mofo) ou 1 colher de café de ácido cítrico
50 gotas da essência que você mais gostar
Corante alimentício nas cores que quiser
Separe a água em duas xícaras. Leve ao primeira ao fogo, quando ferver, retire-a do fogo e derrame sobre a gelatina em pó. Mexa vigorosamente. Adicione a outra xícara de água fria ou gelada. Junte o sal, ou a vodka, ou o ácido cítrico, a essência e o corante.
Coloque em vidros de comidas para bebês ou em pequenas taças decorativas. Cubra com papel-filme e leve à geladeira para ficar firme. O aroma no ar é uma delícia e você escolhe a essência de acordo com o ambiente.
Se quiser enfeitar mais, antes de colocar na geladeira, acrescente algumas pedrinhas de aquário, ou então faça camadas, cada uma de uma cor diferente.

Essências e ácido cítrico podem ser encontrados em lojas de artesanato e em lojas que vendem produtos para fazer sabonetes, velas etc. Em São Paulo, nas Ruas Silveira Martins, Tabatinguera e na 25 de Março.


0 comentários:

 
Pin It button on image hover