SIMPLIFIQUE SUA VIDA: COMO SER FRUGAL


Você já pensou seriamente em viver uma vida mais simples? Mais frugal?
Frugal...palavrinha difícil – mas maravilhosa. Veja o que é ser frugal:
Ser frugal, não significa ser barato. Ser barato é para gananciosos e egoístas. Ser frugal nem sempre significa a compra de qualidade inferior. Às vezes é frugal comprar o item de maior qualidade, mais caro, mas com o conhecimento de que vai durar dez vezes mais do que o produto de qualidade inferior. Ser frugal não significa tremer todo o inverno em sua casa sem aquecimento e só comer arroz e feijão.
Ser frugal significa fazer compras planejadas e intencionais e fazer seus próprios produtos quando é prático e prudente fazê-lo. É reutilizar e reposicionar itens antes de reciclá-los, é ter um orçamento e cuidar de tal forma da sua casa para conseguir mais economia. Ser frugal é ser criativo e ser feliz com o que se tem, e às vezes, isto significa intencionalmente ficar sem.
Você pode também ser inteligente com as compras, poupar  e gastar sabiamente.
Descobri que poderia perfeitamente viver com apenas um jogo de jantar, um conjunto de café e um conjunto de taças e outro de copos. Por que entulhar meus armários com vários conjuntos de toalhas de banho e rosto ?  Eles só ocupam espaço. Uma dúzia de toalhas de linho para banquete não é necessariamente algo que me torna mais feliz.
Desmanchei meu “faqueiro de visitas” há muito tempo, deixei de ter quatro pares de vasos e não fiquei nem um pouco infeliz quando decidi que todos os pratos da minha casa seriam...brancos. As vantagens são claras: combinam com tudo e, se quebrarem, reponho sem dramas e sem rombos no orçamento.
E ao aplicar o frugal em outros aspectos da minha vida, ganhei muito mais do que poderia imaginar.
Descobri que, ao tornar minha vida mais simples e prática, menos acumulo, menos tenho para limpar e lustrar e me sobra mais tempo para as coisas que realmente importam.
Tom Sierak
Mas saiba que um modo simples de viver não acontece de repente. Começa por arrumar um quarto ou uma gaveta eternamente entulhado. Em seguida, percebemos que o excesso de móveis e objetos sufoca (limpar, conservar: - tira a mão daí, menina!);  obras e objetos de arte amedrontam (- e se quebrar, e se alguém roubar?).
Reavaliamos nossos bens materiais e identificamos aqueles que nos aprisionam.
Devagar, começamos a compreender o verdadeiro sentido das coisas, começamos a ter mais tempo para observá-las, refletir sobre elas e aproveitá-las.
Você começa a se ver mais claramente, a se conhecer (- do que você realmente gosta?).  Uma definição de quem você é de verdade começa a se delinear (- casas luxuosas, carros último tipo, joias caríssimas – é isso realmente o que você quer?).
Começa a surgir uma incompatibilidade natural com tudo o que possa amarrar, prender e sufocar, inclusive acontecimentos sociais que entediam aos quais comparecemos simplesmente por educação ou obrigação, relacionamentos que nada acrescentam e atitudes que perderam o significado. Céus! Que estresse!
A consciência social desperta e você fica ansiosa para descobrir qual é a real contribuição que está dando à família, aos amigos, à sociedade.
Por fim, percebi que ser simples e tornar as coisas simples é muito mais fácil e divertido.
Tom Sierak

0 comentários:

 
Pin It button on image hover