VIDA SIMPLES E ORGANIZADA: É DIFÍCIL?

Evidente que é difícil! Ter uma vida simples e organizada não é fácil.
É preciso disciplina, diligência e determinação para simplificar e organizar a sua vida / lar / escritório / ateliê etc. Em seguida, depois de ter as coisas simplificadas e organizadas, é preciso manutenção contínua (diária) para mantê-la assim!

E sabe o que é mais complicado? Parece que nunca termina! 

Então, se você está tentando simplificar e organizar a sua vida, mas sempre sente que há mais do que você está fazendo, é porque há sempre mais do que você está fazendo!

A parte difícil vem em encontrar o equilíbrio. Como conseguir uma vida suficientemente organizada e simples o suficiente para ser feliz e saudável - sem gastar todo o seu tempo e energia para fazê-lo?

Obviamente, existem diferentes épocas da vida, que também afetam o quão simples e organizada sua vida pode ser...Você pode estar vivendo uma época de reforma em casa (ugh!), ou com bebê novo (adeus sono e rotina), ou criança doente - enfim, sempre há períodos em que não devemos nem tentar ser organizadas pois não há tempo. Não há energia. Mas uma coisa é certa: você está fazendo o seu melhor e é isso o que importa. A calmaria vai voltar e você corajosamente vai em frente com o seu objetivo de viver simplesmente, frugalmente, organizadamente. Por quê? Por que é melhor - apesar de todo o trabalho inicial - viver de forma organizada. E é muito mais fácil se dedicar ao que realmente importa se a vida for vivida de forma mais simples.

Se você estiver em uma temporada "não-simples" ou "desorganizada" da vida, procure outras coisas que você possa simplificar e organizar ...  e, sabe? Às vezes são aquelas pequenas coisas que fazem uma grande diferença em nossas vidas. Mas eu garanto: vida simples e organizada, vale a pena.

Mesmo que haja dias em que eu não me sinto nada inspirada com a limpeza, organização, fazer o almoço, tirar o lixo ou responder a e-mails ... Eu quase sempre consigo me convencer a fazer essas tarefas de qualquer maneira porque eu sei que vai valer a pena o esforço extra agora, pois não terei que fazer ainda mais depois. 

Não, eu não acho que você deve se manter longe da família para organizar seu armário ou cozinha, mas eu aposto que se você realmente fizer disso uma prioridade , você conseguiria dedicar 15 - 30 minutos todos os dias para trabalhar em prol da simplificação e organização da sua casa e da sua vida. Vamos a algumas dicas?

Dica 1: Gaste 30 minutos planejando o cardápio da próxima semana (enquanto seus filhos estão dormindo, talvez?).  Eu garanto que esses 30 minutos vão render e poupar muito mais tempo (e stress) na semana seguinte, pois você não terá que se perguntar o que fazer para o jantar (eu fiz um Planejamento para você! Veja aqui abaixo).

Dica 2: Gaste 15 minutos, enquanto assiste ao seu programa de TV favorito para dobrar a roupa (e, em seguida, guardá-la durante os intervalos comerciais). Claro, isso pode não ser tão relaxante quanto não fazer nada, mas é mais uma coisa que você pode riscar da sua lista de coisas a fazer ... e agora os seus filhos não têm desculpa para não escolher as próprias roupas amanhã.

Dica 3:  Tenha como meta limpar a cozinha e sala de estar todas as noites antes de ir para a cama. Sim, você pode estar cansada, mas acho que será, digamos, refrescante, despertar em uma casa sem bagunça (mesmo que só permaneça assim por 20 minutos!)

Dica 4: Guarde as sobras imediatamente após o jantar. Tire das panelas. Guarde em recipientes próprios para a geladeira. Dê uma adiantada na merenda das crianças. Prepare seu suco energético da manhã (pique as frutas e vegetais e coloque num copo dentro do congelador. Pela manhã é só bater tudo no liquidificador e você terá um smoothie perfeito e saudável). Mesmo que você tenha um milhão de outras coisas para fazer depois do jantar, isso vai ajudar a simplificar as loucuras da manhã. 

Tudo o que eu mencionei acima é muito factível - mesmo para uma mulher muito ocupada. Na verdade, quanto mais ocupado for o seu dia, mais importante é para você implementar simplicidade e organização em sua rotina diária (eu fiz uma para você - olhe aqui abaixo).

Mas isso ainda não significa que vai ser fácil. 

Vai ser uma batalha constante - especialmente porque a simplicidade e a organização não vem naturalmente para você. Mas quanto mais você fizer isso (mesmo que você tenha que se forçar) mais natural vai se tornar...e antes que você perceba, sua vida vai gradualmente começar a tornar-se mais simples e mais organizada.

Não, isso não vai acontecer em uma noite, mas se você colocar determinação e esforço nisso, vai acontecer naturalmente!

E para auxiliar você a ser mais organizada, aqui estão duas listas (eu AMO listas) que você pode copiar e começar a utilizar nessa nova fase da sua vida. A primeira é a lista de rotina diária. A segunda, seu plano de cardápio semanal.


 
Pin It button on image hover