SEGREDOS DE PINTURA QUE NINGUÉM NUNCA TE CONTOU!

Você gosta de pintar sua casa? Seus móveis? Eu simplesmente AMO. Já pintei nosso apartamento várias vezes, alguns móveis e coloquei azulejos no balcão da cozinha (AMO azulejar, seja paredes, seja balcões).
Mas eu quero enfatizar que fui aprendendo aos poucos. Errando e acertando. E com isso, acumulei uma série de segredinhos que agora vou partilhar com você.

1) Faça uma amostra de cada tinta
Usar a ideia de um chaveiro para pintar amostras de tintas é tão útil! É apenas um anel de chave simples, com as cores e nomes das tintas e local onde foram utilizadas.Ele realmente vem a calhar quando estou fazendo compras de tecidos , móveis, decoração ou assentos como almofadas etc. Daqui a cinco anos com certeza você não vai se lembrar que tinta usou na sua cozinha ou sala. Então esta dica é super importante, certo?

 2) Como escolher um acabamento de pintura
Quando você nunca pintou nada antes, e vai pela primeira vez em uma loja que vende tintas fica muito confusa. Mas eu faço sempre uma pesquisa antes. Hoje, os fabricantes de tinta tem ótimos sites, com diversos tipos de modelos de ambientes onde você pode mudar as cores e verificar os resultados.
Pintura acrílica ou látex: normalmente para paredes em salas, quartos, tetos ou móveis
Casca de ovo: utilização em paredes nos corredores, salas de jantar e cozinhas
Acetinado: paredes de banheiros e móveis 
Brilhante: janelas, acabamentos, portas e armários.
Isto não é uma regra fixa. Eu já usei tinta brilhante nas paredes e a-do-rei!

3). Economize tempo com pincéis de artesanato
Eu amo esta dica. Ela me poupa toneladas de tempo quando estou pintando. Eu nunca removo as maçanetas, dobradiças e tomadas elétricas. Eu os protejo com papel alumínio. E uso um pincel pequeno de artesanato para a borda em torno deles. Eles são tão pequenos e precisos e funcionam perfeitamente para isso. Eu também uso pincéis de artesanato para retocar pequenas áreas e marcas em paredes.


4) Use papel alumínio
Para facilitar a limpeza, revista toda sua bandeja de pintura com papel alumínio. Quando eu pintei todas as paredes do nosso apartamento, usei várias bandejas compradas em lojas de material de construção. Mas quando vi esse truque - não me lembro onde - tudo mudou! Antes de despejar a tinta na bandeja de pintura, cubra com uma camada de papel alumínio. Quando terminar, simplesmente retire o papel alumínio e jogue fora. Sua bandeja de pintura não terá uma gota de tinta sobre ela e ainda vai estar como nova! Você nunca mais vai ter que lavar outra bandeja de pintura. Nunca!

5) Use vinagre e água quente para limpar seus pincéis de tintas a base de água.
Eu perdi um monte de dinheiro em pincéis antes de aprender isso. Para pincéis que estão pouco sujos, encha uma pequena tigela com 1/2 xícara de vinagre e 1/2 xícara de água quente; deixe de molho por cerca de 30 minutos. Se o pincel está realmente sujo e secou tinta sobre ele, coloque o pincel em uma panela pequena e cubra as cerdas com vinagre. Deixe ferver por alguns minutos. Retire a panela do fogo e deixe esfriar antes de remover o pincel. Uma vez que está saindo a tinta, lave com água e limpe suavemente. A tinta vai sair todinha. 
 Confira os pincéis na foto abaixo. IO pincel do lado direito foi embebido em vinagre e água quente. O outro foi limpo apenas com água.
6) Use álcool mineral (aguarrás) para limpar pincéis de tintas à base de óleo ou então solvente, indicado pelo próprio fabricante da tinta.

7) Não compre um galão inteiro de tinta antes de ver uma amostra
Você deve ter muito cuidado ao se comprometer comprando toneladas de tinta, cuja cor você só viu no papel, na internet ou no verso da lata. Se você não tem 100% de certeza sobre a cor, vale a pena comprar o menor recipiente vendido (por exemplo: se for tinta para parede, normalmente é uma lata de 900 ml) e levá-la para casa para testar em sua parede. Por mais tentador que seja comprar de uma vez, não é divertido perceber, depois de chegar em casa, que você investiu em um galão de tinta que faz a sua parede parecer com uma banana. Se o fabricante não fabrica a cor que você quer, você pode usar o método de mistura de tinta feita na hora para obter a cor desejada, e isto é feito na própria loja - às suas vistas. Peça para misturar apenas a menor quantidade permitida e depois exija ver a tinta na sua mão para ter certeza de que é realmente a cor desejada. Às vezes, quando a incerteza de cor era grande, eu levava um pedaço de MDF pintado de branco e, na própria loja, eu fazia um teste para ter certeza. Se for, então ok! Pode comprar a quantidade que precisar. 

8) Faça a sua própria chalk paint (pintura de giz).
Eu amo a chalk paint. É uma grande economia de tempo, pois é um tipo de tinta que adere muito bem e evita que você tenha de usar primer ou de lixar - no caso de peças de madeira. Eu faço a minha própria versão, usando pintura de interior acrílica, látex ou pva, misturada com gesso. Você pode encontrar gesso em qualquer loja de material de construção e é muito barato. Tudo o que você faz é misturar 5 colheres de sopa de gesso  com 2 xícaras de tinta e 2 colheres de sopa de água. Mexa bem. Pode até ficar um pouco irregular, mas tudo bem. Uma vez que você comece a usar ela se equilibra. Aqui eu tenho uma receita um pouco diferente em termos de porções, mas com o mesmo resultado.

9)  Use o tipo correto de acabamento 
Isso é algo que eu gostaria de ter sabido antes, quando eu comecei a pintar móveis. Eu tive que refazer várias peças devido ao uso do verniz errado. Para a maioria dos projetos de pintura de móveis eu recomendo usar verniz à base de água. Ele dará o acabamento durável que você está procurando, e não amarela ao longo do tempo como o poliuretano. Eu usei o poliuretano e quando dei por mim, minha linda pintura branca ficou amarela, porque eu usei poliuretano em vez de verniz acrílico à base de água. Além disso, eu gosto, porque limpa com água. Você vai ter que usar álcool mineral para o poliuretano.
10) Quando pintar o teto, use um prato de papelão enfiado no cabo do rolo de pintura, como se fosse uma bandeja. Desta forma a tinta vai cair no prato e não no seu cabelo!

11) Se como eu você usa óculos, experimente "cobrir" seus óculos com papel filme. Quando acabar retire o papel filme que, com certeza, estará cheio de respingos de tinta, mas os óculos estarão com as lentes intactas.

0 comentários:

 
Pin It button on image hover