CINCO DICAS PARA O PLANEJAMENTO DAS REFEIÇÕES DA SUA CASA

1. Primeiro decida se o seu planejamento do cardápio será semanal, quinzenal ou mensal. Pessoas como eu, que vivem em um ambiente urbano, vão ao supermercado pelo menos uma vez por semana, fazem o planejamento semanal. Agora, se você tem mais espaço para armazenar alimentos, uma agenda muito agitada ou o supermercado fica longe, você pode fazer o planejamento quinzenal ou mensal.

2. Dê a cada dia da semana um título simples. Por exemplo: almôndegas ou frango na segunda, massa na quinta, bife com batata frita na terça, vegetariano na quarta, dia das sobras na sexta (esta é uma ótima dica: na sexta-feira você "caça" tudo o que tem na geladeira e prepara seu jantar com base nas sobras, o que é uma ótima maneira de evitar o desperdício de alimentos. Você pode servir suas sobras em estilo "buffet" onde cada um se serve do que gosta. Se você for criativa, dá para fazer muita coisa com pequenas sobras).

3. Seja sazonal. Comer sazonalmente irá permitir-lhe obter alimentos frescos por um preço melhor e variar a sua dieta ao longo do ano. Vamos ver quais são os alimentos que estão na safra em junho e julho?

Legumes
Moranga
Batata Doce
Gengibre (um excelente anti-inflamatório)
Chuchu
Mandioca
Mandioquinha
Rabanete
Tomate (Ups! esse depende da chuva!)

Frutas
Abacate
Banana prata
Banana da terra
Banana maçã
Caqui
Figo
Fruta do Conde
Kiwi
Morango
Mexerica
Abacaxi
Melancia

Verduras
Acelga
Alface
Couve
Mostarda

4. Você pode fazer o "dia de cozinhar". Adotar o método do "dia da cozinha", onde você passa um dia inteirinho preparando suas refeições e congelando é uma ideia muito boa se você gosta mesmo de cozinhar. Você faz economia, pois utiliza tudo o que comprou no dia, economiza energia elétrica (o forno é aproveitado muito melhor) e fica mais livre o restante do mês. 

5. Eu preparei uma folha própria para o seu Planejamento Semanal de Cardápio (pegue a cópia aqui). Assim fica muito mais fácil para você!

0 comentários:

 
Pin It button on image hover