ORGANIZAÇÃO

Um Guia para os Procrastinadores de Planejamento e Organização

Você sabe o que é procrastinar? É deixar sempre para depois; para amanhã; para mais tarde, e acabar não fazendo nunca.
Se você se encaixa como uma procrastinadora (eu era uma!) pare imediatamente. Por que, como eu, você fica frustrada, promete que vai fazer e nada acontece, não é mesmo? E se você for uma procrastinadora e, ainda por cima, desorganizada, ai, ai, ai! Sua vida pode ser um caos. Mas calma lá! Estou aqui prá te ajudar, certo? Então veja essas regrinhas:

A única ocasião em que eu acordo de manhã sem uma lista de coisas a fazer (mesmo que a lista seja mental) é quando estou de férias. Há vinte e quatro horas no dia, o que parece muito, mas muitas vezes eu me pego pensando: "para onde foi o tempo?" Se eu fosse o única responsável por mim mesma, o tempo não seria tão crítico. Havia tantas coisas que eu queria ter feito, mas parece que eu estava apenas girando sobre mim mesma e não realizando nada! Infelizmente, o tempo não pode ser comprado ou emprestado, mas você pode levar vantagem ao usá-lo com sabedoria, fazendo boas escolhas e aderindo a uma agenda. Eu não nasci com o dom de organização ou de gestão de tempo - eu me forcei a aprendê-las. Se o seu tempo está "apertado" e não consegue encontrar horas suficientes no dia, eu vou explicar todos os princípios básicos para se tornar uma pessoa mais organizada (que vai deixar alguma sobra  para se divertir sem culpa!).
Com netos (cuidando de um deles o dia todo), sendo dona de casa em tempo integral, com um trabalho exigente na igreja como Diretora de Educação Cristã, professora de Escola Dominical, escritora, blogueira etc., minhas habilidades de organização são colocadas a toda prova. Mas você também pode aprender a planejar e organizar para fazer sua vida um pouco mais fácil, ok?

Faça uma lista de coisas a fazer
Eu acho que a recompensa é saber o que você tem feito e o que se propõe a fazer.  Acho muito útil ter uma lista de coisas a fazer. Eu escrevo a minha em uma agenda, mas sei que muitas pessoas as têm em seu telefone ou laptop. Mantendo-a ao seu lado você pode adicionar itens sempre que estiver pensando sobre o assunto, caso contrário, você vai acabar esquecendo ou colocá-lo quando for tarde demais. Uma vez que você tem uma lista de coisas a fazer, comece a definir prioridades. A coisa mais difícil de planejar e organizar (ou a mais demorada) deve ser a primeira da lista. Terminar e passar para a próxima é um grande incentivo quando vê cada trabalho concluído.

Identificar as prioridades
Priorize o seu trabalho! Não só no escritório, mas em casa também. Se você estiver em casa, faça uma lista do que você precisa realizar naquele dia - sim, anote!  Se você está olhando para uma lista simples de coisas a fazer (coisas do dia a dia) você vai (espero) se sentir mais motivada para enfrentar algumas grandes tarefas. Existem dois métodos que eu sugiro para determinar a prioridade de cada tarefa:

1º) Valor percebido: Projetos que podem melhorar a sua situação financeira ou que irão melhorar o seu bem-estar geral devem ser colocados na parte superior; não há desculpa para não fazê-los o mais rápido possível!

2º)Tempo necessário: Este método é ótimo se você é alguém que está propenso a iniciar um projeto e nunca terminá-lo. Você sabe quanto tempo livre você tem, então tudo o que você precisa fazer é anotar o tempo aproximado que cada tarefa vai tomar e criar uma agenda.
Tenho certeza que você sabe que seu trabalho mais importante (em casa ou no trabalho) é enfrentá-lo com bom humor, determinação e competência.

Depois de ter sua lista de prioridades, começe pela primeira. Ir para baixo na lista, uma por uma, terminando cada uma antes de ir para a próxima. Se você está se sentindo sobrecarregada por todas as coisas que precisam ser feitas, faça uma promessa a si mesma de terminar uma ou duas coisas em sua lista a cada dia. Em breve, você vai ver todas concluídas.

Não procrastinar
Quando você está distraída em completar uma tarefa, eu sei que é difícil voltar a entrar no ritmo ... mas existem algumas soluções rápidas para evitar essa armadilha:
- desligue o computador e esqueça o seu e-mail até que a tarefa em suas mãos esteja feita
- desligue a TV e ligue o aparelho de som se você gosta de música
- desligue seu telefone celular e diminua o volume do seu telefone fixo. A tecnologia parece distrair até mesmo a melhor de nós, mas se você prestar atenção vai ser capaz de fazer o trabalho.

Termine o que começou
Faça todo o esforço para terminar o que começou. Eu sei, eu sei - é mais fácil dizer do que fazer. Acontece que eu sou alguém que luta com a mania de iniciar um projeto e nunca terminá-lo. Meu conselho a você: manter o foco. Se você tiver que se afastar do que está fazendo, volte a ele e termine antes de acabar o dia. Se não há nenhuma maneira da tarefa ser feita em um dia, coloque-ano topo da sua lista para ter tempo para conseguir realizá-la. Confie em mim quando eu digo que você vai agradecer a si mesma no longo prazo.

Gerencie seu tempo
Eu aprendi a andar "com um propósito" - especialmente quando estou em casa. Sempre que eu entro em um cômodo eu olho em volta e se tiver algo a fazer eu faço. Arrumar as almofadas, pegar as revistas e jornais e remover a desordem. Isto é importante para a parte organizacional. Aprendi a deixar o quarto com uma aparência mais organizada do que quando eu entrei - dessa forma, não terei que fazer a segunda ou terceira viagem de volta para remover a desordem ou endireitar meus livros. Eu levo alguns minutos todos os dias para colocar tudo no lugar, então eu não vou ter que correr pela casa, empurrando tudo em um armário ou debaixo da cama quando uma visita chama inesperadamente para dizer que vai chegar em dez minutos. Além disso, todo esse tempo que eu gasto organizando irá me beneficiar a longo prazo (mais tempo livre!). A próxima vez que você  estiver organizando, calcule quanto tempo leva para a sua casa estar em forma. Então, imagine como seria bom passar esses preciosos minutos fazendo outra coisa.
Quando você começar a organizar diariamente como eu, você vai acabar tendo um pouco mais de tempo livre, pois planejamento e organização é tudo!

Pedir ajuda
É preciso muito trabalho para manter a sua casa organizada. Eu invejo a pessoa que pode fazer tudo isso sem cair aos pedaços em exaustão. Em casa, meu marido se envolve no sentido de manter a casa arrumada e organizada. Definitivamente não é a sua coisa favorita a fazer, mas ele faz.

Siga os 3 princípios
Se você quiser aprender a ser organizada e manter-se organizada, então você precisa saber sobre os três princípios da organização:
Jogar fora (ou doar, ou vender, enfim, livrar-se daquilo que você não usa)
Fazer
Delegar (quando possível)

Jogar fora
Parece bastante simples, certo? Não necessariamente. Eu tenho uma tendência a guardar tudo (com a qual luto desesperadamente, pois quero uma vida mais simples para mim) de modo que este "jogar fora" foi difícil para mim. Quando eu classifico algo como "lixo" - seja e-mail, bens domésticos ou roupas - não penso mais duas ou três vezes antes de "jogar fora"! Você vai pegar o jeito da coisa.

Fazer
Trabalhos, tarefas e trabalho - é fácil adiar planejar e organizar as coisas (procrastinadores sabem disso), mas não caia na armadilha! Mantenha o foco; livre seu ambiente de distrações; atenha-se ao trabalho na mão e "faça"!

Delegar
É sempre muito mais fácil quando alguém é capaz de ajudar, pois eles podem ser capazes de assumir a responsabilidade de ver o trabalho feito. 

Os pontos mais importantes na hora de organizar
Se você trabalha em casa ou fora, os conselhos mais importantes que posso dar a você é:
- priorize as mensagens recebidas - mensagens de voz, pedidos verbais, e-mails, papel, etc e atue sobre eles de acordo com o mais urgente.
- defina prioridades para a sua carga de trabalho - coloque o trabalho mais importante no topo e, em seguida, verifique o restante um por um.
- gerencie seu tempo - faça valer cada momento.
- termine cada projeto que você começar, antes de abordar o outro.
- "Ter jogo de cintura" não é uma piada! Faça tudo para tratar os colegas de trabalho com respeito e eles vão querer fazer parte de sua equipe e trabalhar com você para a realização mútua.
- trabalhe para superar seus próprios hábitos autodestrutivos - você sabe quais são. A procrastinação está entre eles?
Ser verdadeiramente organizado é um objetivo digno - algo que não acontece da noite para o dia. Levei um tempo para me ensinar o que fazer e o que não fazer quando se trata de planejamento e organização.
No entanto, como diz o velho ditado, "se vale a pena fazer, vale a pena fazer bem." Faça o seu lema e trilhe seu caminho para uma vida organizada.
Este artigo foi baseado num outro artigo escrito por autor desconhecido com as devidas adaptações e alterações. 

Alan Ayers

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:
há tempo de nascer e tempo de morrer
tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou
tempo de matar e tempo de curar
tempo de derrubar e tempo de edificar
tempo de chorar e tempo de rir
tempo de prantear e tempo de saltar de alegria
tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras
tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar
tempo de buscar e tempo de perder
tempo de guardar e tempo de jogar fora
tempo de rasgar e tempo de coser
tempo de estar calado e tempo de falar
tempo de amar e tempo de aborrecer
tempo de guerra e tempo de paz."
Eclesiastes 3: 1-8

0 comentários:

 
Pin It button on image hover