MAIS VELHA?????



Eu estive lendo a Bíblia Sagrada, e parei para pensar sobre os versículos 3 a 5 de Tito 2:
“...ensine as mulheres mais velhas a serem...capazes de ensinar o que é bom.
Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus próprios maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.” 

É interessante eu me encontrar no lado antigo agora. Eu não me sinto velha. A não ser quando me levanto da cama alguns dias e sinto dores na coluna ou nas mãos (- é o colchão, diz meu querido marido) ou quando passo o dia limpando com energia minha casa e à tarde dói tudo. Aí, sim, eu me sinto velha...
Então, eu gostaria de compartilhar um pouco da minha perspectiva dos últimos anos de ser uma mulher mais velha.

1. Não é tão fácil quanto parece.
Eu sempre achei que quando eu tivesse essa idade eu me sentiria sábia e segura e não teria mais problemas com imaturidade. Adivinha? Não é verdade!  Eu descobri que -  é claro que eu não sou tão insegura como quando tinha 20 anos -  mas eu ainda tenho minhas crises de insegurança ocasionalmente.  Também descobri que eu não tenho todas as respostas; na verdade, tenho menos do que eu pensei que tinha há 25 anos.  Ainda fico perplexa. Ainda me surpreendo. E ainda acredito nas pessoas – e nas suas boas intenções!

2. Eu ainda sou uma criança no coração.
Ser mais velha não me impediu ainda de ser curiosa, de fazer um trocadilho infame, de ter vontade de apertar todos os botões do elevador e de comer o maior pedaço do bolo! Na verdade, eu sou um pouco mais ousada, porque a vida me ensinou que nada de ruim vai realmente acontecer se você tentar. Bem, mas já faz alguns anos desde que eu realmente apertei todos os botões do elevador. Agora eu deixo meus netos fazê-lo. Por quê? Porque eu os amo!!!

3. Você tem que desenvolver uma pele grossa.
Adivinha? Quando você tem sabedoria nem todo mundo quer ouvir. Sim, é verdade! Eu sei que a minha filha, quando grita ou briga com meu neto, por pura exasperação, não está interessada em meu sábio conselho. Ela com certeza vai dizer  que estou me intrometendo e talvez até me dê uma bronca e me diga frases do tipo: - “EU SEI criar meu filho, mãe! Ele precisa ser disciplinado, mãe”.  Ou então, quando noto sua indiferença e chamo sua atenção para que dê atenção concentrada ao seu filho, ela vai dizer:  - “Mas você também fazia isso, mãe!”  Ela não vai entender que justamente por eu ser “velha” é que estou ciente de cada falha minha como mãe e que tento mostrar que era errado e ainda é!

4. Sabe-tudo?
Esteja preparada para ser acusada de ser uma sabe-tudo, de ser a dona da verdade.  Aconteceu-me mais vezes do que eu gostaria de pensar . Mas então eu percebi que ter sabedoria significa que eu preciso usar todos os conselhos sábios somente para mim, saber quando ficar quieta e apenas amar minhas filhas acima de tudo na terra.  Se não conseguimos responder de forma piedosa, então como podemos ensinar as mulheres mais jovens a fazê-lo?

4. Rugas? Não importa!
Sim, eu disse isso. Cabelos grisalhos, rugas e partes do corpo flácidas não importam quando se trata de sabedoria. O fato é que a nossa sociedade desvaloriza a pessoa mais velha – ao contrário do que diz a Palavra de Deus.  São as linhas do tempo que provam a nossa beleza , dizem – mas eu não tenho certeza disso, não! Claro que é um erro ignorar a sabedoria de uma mulher mais velha com base na sua aparência. Talvez ela tenha aprendido algo que você, mais jovem,  não sabe. Ela pode ter descoberto que a fonte da juventude é aceitar e abraçar as imperfeições do seu corpo. E sorri quando pensa que a velhice virá para todas – não importa o quanto gastem e se esforcem - ela virá! Será que eu gostaria de com a minha idade ter um corpo de menina? Às vezes sim, sem dúvida. Mas me arrepio só em pensar em fazer o que muitas fazem – corpo de menina, cara de não tão menina e  velha por dentro.

5. A sabedoria vem de Deus.
Você pode ter sabedoria em qualquer idade, pois a verdadeira sabedoria só vem de Deus. Não importa quantos anos você tem, se você for lá fora, espalhar a sabedoria que não é dele, você está deixando uma bagunça atrás de você. A única coisa que qualifica mulheres mais velhas a ensinar as mulheres mais jovens é a nossa experiência. Saber o que é realmente amar o mesmo homem por mais de 30 anos, criar uma criança para a vida adulta, atravessar uma crise financeira até chegar ao outro lado .... Estas coisas dão às mulheres mais velhas um nível de maturidade que você simplesmente não tem quando você é jovem. Não há nada de errado com você, você é inteligente, você é incrível, você provavelmente vai ser mais sábia do que eu quando você tiver a minha idade ... Na verdade, eu tenho certeza disso!

Meu conselho para aquelas de vocês que ainda são jovens: deixe que Deus seja honrado ao ouvir com atenção o que as mulheres mais velhas ao seu redor têm a dizer. Não seja defensiva. Você não tem que seguir o conselho, é claro! Nem sempre nós estamos certas, não é mesmo?  Mas seja educada, ouça, sorria e diga a seus filhos que você é grata pelas mulheres mais velhas que compartilham sua sabedoria com você. Seja esperta!

Nunca se esqueça de que um dia você será a mulher mais velha. Busque experiências que ajudarão você a dar bons conselhos. Trabalhe em si mesmo para construir um ser especial em Cristo. É muito, muito difícil. Mas você vai ser mais sábia por Ele e para Ele.

0 comentários:

 
Pin It button on image hover