ORGANIZAÇÃO ESPERTA DA SUA CASA!

Faça a sua cama todos os dias. Segundo Julie Morgenstern , autora de "A organização de Dentro para Fora", "não pense em organização como" arrumar as coisas ', mas pense nisso como posicionar [algo] para a sua próxima utilização."  Trate sua cama como o santuário que é, posicionando-a para utilizar todos os dias. Se você gastar três minutos cada manhã para arrumá-la, você vai desenvolver o hábito de manter a ordem no quarto, o que pode traduzir-se em motivação para sempre recolher a pilha de roupas no chão.


Organize seu armário . Vá até o seu guarda-roupa e tire tudo o que refletir uma dessas palavras: grande, pequeno, malcheiroso (eca!) ou manchado (claro que você poderia limpar as peças manchadas e malcheirosas, mas a ideia é livrar-se de uma vez).  Vire todos os seus cabides em uma direção e, durante os próximos seis meses, vire o cabide ao contrário (e deixe virado) quando você usar alguma coisa. Doe as roupas intactas (cujo cabide não foi virado - porque  você não usou durante todo esse tempo). 



Limpe as bancadas da cozinha e coloque de volta apenas o que você usa pelo menos duas vezes por semana. Guarde tudo em armários ou gavetas.

Limpe o seu carro.  Retire todo o lixo ... passe aspirador de pó ... limpe o painel, porta-luvas e use limpa-vidros nas janelas. 



Adquira o hábito de escrever em vez de tentar lembrar-se do que fazer. Use quantos post-it quantos necessários.



Pequenas atitudes para  organizar / limpar / melhorar o seu espaço em um minuto ou menos

* Limpe a tela da TV 
* Limpe os interruptores da casa 
* Limpe as maçanetas das portas
* Limpe a sujeira das lâmpadas
* Limpe os controle-remotos.
* Limpe o telefone e interfone
* E, não se esqueça, limpe o botão que aciona a descarga do banheiro! É muito importante!


Limpe o lixo eletrônico (eu gosto de fazer isso imediatamente após a leitura dos emails).

Coloque um prato bonito em cômodas e mesinhas de cabeceira para recolher jóias, dinheiro trocado e chaves.

Reúna todas as suas receitas, estejam elas em cartões, folhas sulfites impressas ou páginas de revistas. Organize-as por tipo (almoço, aperitivos etc) e coloque-as dentro de plásticos protetores.Coloque em uma pasta e use divisórias para identificar cada tipo.Já fiz isso e não posso expressar o quanto mais fácil é estar motivada para cozinhar quando eu sei que posso encontrar o que eu preciso quando eu preciso.  Ao cozinhar, se algo respingar no meu "livro de receitas", não me preocupo, pois minhas receitas estão protegidas. Todo ano eu "limpo" minha pasta de receitas e tiro as que não gostei ou não estou  interessada em fazer novamente. Dá uma olhada abaixo nas fichas de receitas que achei para você utilizar.

Faça uma varredura noturna de 5 minutos. Antes de dormir, peça a todos os membros da família para participar de uma varredura com você. Você pode dar aos pequenos uma charmosa cesta para que possam mais facilmente ajudá-la. Para fazer com que toda a "varredura" seja mais divertida, sugerir aos filhos que eles imaginem que são "furacões" movendo-se rapidamente por toda a casa, pegando e guardando tudo o que estiver no caminho. 

Tome apenas alguns minutos e ande através de sua casa com um saco de lixo, recolhendo todos os itens inúteis que puder. Eu faço isso sempre e é muito terapêutico. Sério! Peguei um saco de lixo da cozinha, fui para o banheiro e, surpreendentemente, ele encheu!  É difícil acreditar quanto lixo podemos abrigar no banheiro (inclusive batons que você não usa há séculos!). Foi tão bom limpar o armário e gavetas. Você mal vai poder esperar para fazer o mesmo com o resto da casa.


Substitua todos os seus cabides de plástico e metal pelos cabides de madeira para uma aparência unificada em seu armário. Você vai ficar surpresa com o efeito. Essa pequena mudança aumenta a motivação para arrumar o armário e adquirir alguns organizadores de sapatos também.



Veja todos os posts sobre ORGANIZAÇÃO E SIMPLIFICAÇÃO clicando aqui!

0 comentários:

 
Pin It button on image hover