ORGANIZAÇÃO E MOTIVAÇÃO PARA ENFRENTAR O DIA A DIA EM CASA!

Ficar ou estar motivada para cuidar da casa não é fácil. Mas tem alguns truques que eu vou ensinar para você. Em primeiro lugar, escolha tarefas fáceis e rápidas, de modo que você possa sentir-se bem logo e conseguir fazer algumas coisas. 
Além disso, pense um pouco: o que te motiva?

META? Você pode estabelecer uma meta: por exemplo: 30 dias para uma faxina geral na casa de alto a baixo!!!!; Ou algo não tão radical: 1 semana para deixar a cozinha brilhando!!!! Ou menos radical ainda: Limpar o banheiro em meia hora????

PASSEIO? Prometa a si mesma que se você terminar tudo o que tinha para fazer, vai passear no shopping.

RESPONSABILIDADE? Você pode telefonar para alguém e contar o que vai fazer hoje e pedir para essa amiga muito especial te ligar à noite para confirmar. Ou pode postar no seu blog, ou no face...

DESAFIO? Desafie a si mesma. Marque no relógio e veja em quanto tempo você consegue realizar determinada tarefa em...uma hora, por exemplo.

MÚSICA? Coloque suas músicas para tocar e obter energia.

Muito bem. Agora que você identificou o que te motiva, vou te ajudar com a organização da casa:

1) 

2) Limpe seu email. Jogue para a lixeira tudo o que você não quer ver.

3) Evite compras por impulso. Mantenha uma lista de desejos em sua bolsa ou carteira. Quando você tiver vontade de comprar algo que você quer (mas realmente não precisa) adicione à lista. Depois, espere uma semana (!) e olhe para a lista. Decida se você realmente precisa, ama de paixão e, se for assim, então vá comprar e divirta-se! Se não, jogue fora a sua lista e dê boas palmadinhas nas costas! Você não só impediu a desordem como economizou um pouco do seu suado dinheirinho!

4) Identifique seus gatilhos. Ao fazer compras, você nunca pensou: "Bem, se não gostar...ou não é exatamente o que eu estava procurando...ou se eu encontrar algo melhor, sempre posso devolver, não é mesmo?" ALERTA! ALERTA! BAGUNÇA!  Quantas vezes você realmente devolveu? Em vez disso essas  "coisas" acabam se tornando a desordem do armário! Então, deixa prá lá até encontrar algo melhor e se sentir bem sabendo que acabou de evitar uma confusão potencial.

5) Cada coisa em seu lugar. A bagunça muitas vezes acontece quando as coisas não tem cada uma o seu próprio lugar ou está no lugar errado. Olhe ao redor de sua casa. O que é que está causando a desordem? Será que essas coisas tem um lugar prá chamar de seu? 

6) Coloque coisas que usa onde você possa vê-las. Quando você guarda (às vezes até muito bem) você deixa de ver e passa a não usar. E vai acumulando, acumulando...

7) Encontre maneiras de abrir espaço para manter as coisas perto de onde elas são normalmente usadas. Por exemplo: mantenho minhas tesouras no banheiro. Estranho? Não. O banheiro principal da minha casa fica bem no meio do apartamento, então, quando preciso de uma tesoura fica mais fácil, para mim, pegá-la. Se ficar num cômodo mais distante, você pode ter preguiça de voltar a colocar no lugar.

8) Crie uma "plataforma de lançamento". Ou seja, uma cesta ou uma linda caixa,  onde você "lança" as coisas quando estiver apressada ou chegar da rua. Mas não se esqueça de esvaziá-la! 

9) Recolha e separe as roupas que precisam de lavagem a seco, doar ou consertar. 

10) Limpe a frente da geladeira. Retire os ímãs e receitas que você nunca vai usar. Aliás, eu, particularmente, acho horrível uma geladeira cheia de imãs e penduricalhos. Dá uma impressão de desordem...

11) Jogue fora qualquer comida velha da geladeira ou do freezer, inclusive tornando fácil o trabalho de mantê-la limpa.

12) Recolha todas as contas e faturas ao redor da casa e  anote as datas de pagamento em sua agenda.

13) Organize sua mesa de trabalho (se você tem um escritório em casa) ou a bancada da cozinha. Cozinhe com ordem.

14) Pegue quatro caixas e coloque as seguintes etiquetas: "MANTER", "DOAR", "JOGAR FORA E TALVEZ". E comece a limpeza. Mas não armazene as caixas. Elas são absolutamente temporárias.

15) Uma dica: Existem coisas que "precisam" e "devem" ser jogadas fora. Ande pela casa com um saco de lixo e seja corajosa. Se não serve para ninguém, lixo! Não seja acumuladora.


0 comentários:

 
Pin It button on image hover