CINCO SEGREDOS PARA UM CASAMENTO FELIZ!

Um tempo atrás eu estava lendo um desses artigos sobre coisas engraçadas que as crianças dizem e uma das crianças perguntou: "Como pode um estranho saber se duas pessoas são casadas?" E a outra criança respondeu: "Você pode adivinhar observando se eles estão gritando com as mesmas crianças”.
Sim. Isso resume tudo.
Porque quando nós atravessamos pelo longo corredor central da Igreja, usando um vestido branco lindo, a nossa própria versão do dia do casamento da Barbie, com as estrelas em nossos olhos, a realidade logo afunda e, muitas vezes, o casamento é muito difícil.   E essas brilhantes fotos do dia do casamento, que ficam emolduradas em nossas estantes, são a única coisa que resta de todos os nossos sonhos de ser o melhor e mais feliz casal do mundo. Sabe aquele casal que fica de mãos dadas sobre a mesa em um restaurante enquanto jogam a cabeça para trás num lindo sorriso? 
Às vezes eu odeio esse casal!
Este é um fenômeno conhecido como “o casamento real”. Ele não é tão bonito e nem sempre se presta a tirar lindas fotos, mas se você aprender a aceitá-lo você pode chegar à conclusão que é melhor do que o que você imaginou. Sim, é confuso, cheio de desgosto, tem riso, tristeza e a alegria que você esperou (tudo junto e misturado), mas também traz o conforto de saber que você tem alguém ao seu lado para compartilhar a vida com todos os seus triunfos e lutas.
Meu marido e eu estamos casados há dezesseis anos (eu estou casada há 32 anos e faço minhas as palavras da Melanie). Nem sempre tem sido fácil e eu tenho certeza que tem havido dias ou mesmo anos, em que não temos certeza de como vamos continuar, mas cobrimos nosso casamento com um monte de oração, pedindo a Deus que nos dê força, sabedoria e mansidão, pois precisamos viver mais um dia. E depois mais um ano. E para o resto de nossas vidas. 
Aqui estão algumas coisas que eu aprendi ao longo do caminho:

NÃO COMPARE!
Este foi um grande problema para mim. Quando nos casamos éramos amigos de outro casal que fazia tudo juntos, até mesmo as compras de supermercado. E fiquei pensando que eu deveria também fazer isso. Mas comigo e com meu marido não era assim. Para tornar tudo ainda pior, eu nem queria que o meu marido fosse às compras comigo, mas eu observava aquele casal e achei que tinham algo que eu não tinha. Eles eram co-dependentes!
A verdade é que eu gostava de como o meu casamento funcionava. A outra maneira funcionava para eles e eles prosperaram em um relacionamento onde faziam tudo juntos.  Mas meu marido  e eu somos independentes e gostamos de fazer as coisas por nós mesmos às vezes.   Temos hobbies e interesses distintos e com o tempo percebi que estava tudo bem.
Não olhe para o casamento de outra pessoa e deixe que defina o seu. A grama não é sempre mais verde do outro lado e seu casamento é tão único como o seu DNA.   O nosso jeito pode não funcionar para outras pessoas, mas não estou casada com outras pessoas... Faça as escolhas e viva a vida que é certa para vocês dois e ignore totalmente suas noções preconcebidas de que o que vale num casamento é a aparência. Confie em mim, você vai ser muito mais feliz assim.

PROTEJA O SEU TEMPO JUNTOS
Isso é tão fácil antes de ter filhos. Quando é apenas você e ele, e você está livre para ir ao cinema ou usufruir de jantares tranquilos que não envolvem frango empanado sempre que as crianças quiserem, é fácil ficar conectado. Mas depois que você tem filhos é preciso um pouco mais de esforço.
Não se esqueça de arranjar tempo para passar um tempo juntos como um casal. As crianças que podem ocupar cada minuto do seu tempo atualmente irão crescer, tudo vai passar e você não quer olhar do outro lado da mesa  e descobrir que seu marido se tornou um perfeito estranho enquanto você estava ocupada com tantas outras coisas.
Aproveite o tempo para sentar-se no sofá ao final do dia e conversar. Apenas certifique-se de que você não está negligenciando a relação porque você colocou as crianças em primeiro lugar. Em última análise, um casamento saudável é o melhor presente que você pode dar aos seus filhos. É um legado que eles nem sequer sabem apreciar até que estejam crescidos, mas sem dúvida vai moldar cada parte de suas vidas.

LEMBRE-SE DE RIR
A vida é séria. Existem contas para pagar e problemas a resolver – além de as crianças terem que aprender a usar o banheiro e largar as fraldas. Mas não se esqueça de rir, porque, você há de convir, às vezes a vida é um absurdo e eu acho que o que fazemos melhor levamos algum tempo para reconhecer.
Eu sempre digo que a graça salvadora de meu marido é que eu ainda acho que ele é hilário. Não todo dia, necessariamente, mas muitas vezes o suficiente para que eu ainda esteja feliz porque ele chega em casa para mim todos os dias. Sorria e faça outros rir. E coloque um fim naquela discussão estúpida que você estava tendo um minuto antes.

SIGA EM FRENTE
Algumas das maiores lutas que tivemos em todo o nosso casamento foram aquelas decorrentes de guardar ressentimento. O ressentimento faz com que pequenas coisas tornem-se grandes coisas. A consequência é que logo estaremos gritando um com o outro por causa da conta de água, que nem sequer é o problema real, porque o verdadeiro problema começou um mês atrás, quando eu achava que ele não estava me ajudando bastante em casa e sendo muito egoísta.
Hipoteticamente falando...nosso marido não é um leitor de mentes. E às vezes temos de seguir o conselho que damos aos nossos filhos do tipo "fale usando as próprias palavras”. Deixe-o saber quando algo está incomodando você ou a feriu, pois, se não fizer isso, um mês depois você estará prestes a explodir por qualquer coisa.
E então – aí está um grande desafio - perdoá-los.   Uma das maiores realizações que eu consegui ao longo dos anos é me permitir acreditar que o meu marido nunca está intencionalmente tentando me machucar.   Ele pode dizer ou fazer algo insensível, mas nunca propositadamente querendo me fazer sofrer.
O perdão é uma grande chave para um casamento bem sucedido.   Quando nos apegamos ao  ressentimento e à raiva, então qualquer coisa pode ser o combustível que vai deflagrar o incêndio.   Uma vez que você realmente perdoou, você precisa  deixar para trás. Afinal, não queremos que eles façam o mesmo por nós?

É SEMPRE UM TRABALHO EM ANDAMENTO
Às vezes ouço sobre os casais que estão se divorciando depois de trinta e cinco anos de casados e penso comigo mesma: "Qual é o problema realmente?"   Porque parece que se você tiver tolerado algumas coisas por tanto tempo, então você pode continuar tolerando até a morte.
Mas isso é um lembrete de que o casamento é um trabalho constante em andamento.   Nós nunca chegaremos a uma linha de chegada e declararemos que chegamos e somos vitoriosos. É uma promessa diária se comprometer e morrer para os nossos próprios desejos egoístas e lembrar que vivemos com outro ser humano que pode nos deixar loucas porque eles só usam metade da toalha de papel e deixam a outra metade em cima do balcão, mas que nós prometemos amá-los para o melhor e para o pior até que a morte nos separe.
Às vezes, a chave para um casamento bem-sucedido é trabalhar por ele, mesmo quando você não está a fim. E lembrando que não pode ser um piquenique todos os dias. 
Em última análise, Deus nos deu esta pessoa, porque ele conhece nossos pontos fortes e fracos e Deus sabe que precisamos desta pessoa para nos refinar, aperfeiçoar e nos tornar melhores do que éramos se seguíssemos os nossos próprios e solitários caminhos.
Nem sempre é fácil, mas no final, eu garanto: vale a pena!
(artigo escrito por Melanie Shankle do blog Big Mama e adaptado pela autora).



0 comentários:

 
Pin It button on image hover