10 PASSOS SIMPLES PARA ENTENDER MELHOR A BÍBLIA

1. ESCOLHA UMA VERSÃO DIFERENTE
Às vezes ficamos presos em hábitos ou preferências que já não nos ajudam ou não tornam nosso estudo bíblico mais eficiente. Se todas as vezes em que você tentar sentar e ler a Bíblia você fica desanimado porque não entende muito o que está sendo transmitido por Deus, usar uma versão diferente pode ser parte da solução. Existem diversas versões confiáveis, algumas com uma linguagem mais moderna ou contemporânea, como por exemplo, a Bíblia Viva, a Bíblia na Linguagem de Hoje e a Nova Versão Internacional (que são as minhas preferidas). Uma linguagem mais moderna ou contemporânea lhe dará novas perspectivas e ajudará a estar aberto para o que Deus quer mostrar. Eu cresci muito mais espiritualmente desde que aprendi a procurar aqueles textos mais difíceis em outras versões. Neste site você pode ler qualquer versículo nas mais diferentes versões: 

2. LEIA 
Quando você ainda não conhece muito bem ou não passa muito tempo lendo a Bíblia, pode ser difícil entender certos capítulos ou versículos quando começa realmente a se dedicar à leitura da Palavra de Deus. Desenvolva o hábito da leitura da Bíblia Sagrada antes de tentar descobrir o significado de uma palavra específica ou entender o que a raiz grega (Novo Testamento) ou hebraica (Antigo Testamento), na verdade, quer dizer. Uma vez que a leitura se torne natural para você, fazer perguntas e encontrar respostas será muito mais fácil.

3. TENTE ALGUNS VERSÍCULOS ANTES DE CAPÍTULOS INTEIROS. 
Se você ainda não é realmente um (a) leitor (a) voraz da Bíblia (não se preocupe) pode não funcionar para você ler capítulos inteiros. Então comece lendo versículos. Escolha 10, ou 5, ou 20. O objetivo é começar de alguma forma.

4. USE UM DIÁRIO. 
Todos nós variamos as formas que utilizamos para aprender e, para alguns (como eu), escrever ou copiar os textos é uma maneira de se concentrar mais e aprender mais. Compre um caderno espiral e use como um diário espiritual dos seus estudos. Cada vez que você se sentar para ler a Bíblia, escreva uma ou duas passagens que impressionaram você de forma significativa. Eu preparei um DIÁRIO ESPIRITUAL para você utilizar (é um exemplo - você pode adaptar da forma que funcionar melhor para você).

5. LEIA POR ASSUNTO
Se ler a Bíblia em um ano parece esmagador (de início - depois é maravilhoso!), comece por ler trechos da Bíblia sobre temas que mais interessam. Há muitos planos de leitura disponíveis on-line. Talvez você precise "ouvir Deus" sobre algo que está acontecendo com você ou quer saber como uma mulher cristã deve ser (Provérbios 31) ou você está lidando com medo/preocupação e quer saber o que a Palavra de Deus diz sobre isso. 

6. COMECE POR UM LIVRO ESPECÍFICO
Se ler a Bíblia inteira atualmente soa completamente esmagador e impossível com seu esquema de vida, comece com um Livro. Leia o Evangelho de João, o livro de Provérbios ou os Salmos (você pode ler um capítulo por dia).

7. FAÇA PERGUNTAS
Quando lê algo que você não tem certeza sobre o que quer dizer, ou uma pergunta que você tem leva a outra, não tenha medo de perguntar a alguém por uma resposta. Pergunte ao seu Pastor, ao seu professor cristão ou procure no Google (mas seja cauteloso (a) - nem todas as fontes na Internet são confiáveis; prefira autores conhecidos).

8. USE UM DEVOCIONAL
É muito útil começar com o uso de um Devocional - há muitos por aí para escolher, com uma vasta gama de tópicos. Alguns têm um autor, alguns têm muitos. Alguns se concentram em temas específicos, como pais ou casamento; outros não são tão específicos. Um bom devocional vai se concentrar num versículo, compartilhar uma história ou pensamento para o dia que ajuda a aplicar as Escrituras em sua vida. Quando nos dedicamos a ler a Palavra de Deus, queremos saber o que realmente diz e não o que queremos tentar fazê-la dizer. Meu devocional favorito é o Presente Diário e também o devocional diário on-line Iluminalma.

9. ORE PARA DEUS LHE DAR ENTENDIMENTO E ABRIR SEUS OLHOS ESPIRITUAIS. Antes de começar a ler, ore a Deus para aprender o que Ele quer que você aprenda. Peça-lhe para abrir seus olhos do entendimento, seus ouvidos para ouvir e abrir seu coração para receber a Sua Palavra para a sua vida. Espere sempre aprender com o que você lê - e esteja pronto (a) para agir de acordo! 

10. MEMORIZE AS ESCRITURAS
Se você ainda não tem tempo para sentar e ler em uma base regular, concentre-se num versículo e tente memorizá-lo. Use blocos de notas e mantenha seu versículo preferido em seu carro, no espelho do banheiro ou na geladeira em sua cozinha, onde você pode sempre olhar e ser lembrado(a). Podemos sempre encontrar o que funciona para nós, quando ler a Bíblia e conhecer a Palavra de Deus se torna uma prioridade em nossas vidas.





0 comentários:

 
Pin It button on image hover