BOMBAS PODEROSAS PARA LAVAR ROUPA MUITO SUJA!

Eu não sei sobre você, mas sempre tenho roupas muito sujas para lavar, principalmente os uniformes de escola ou de ginástica dos meninos. E o meu segredo são essas maravilhas: bombas que você coloca junto com o sabão em pó, na máquina de lavar roupa, e fica super entusiasmada com o resultado.
Vamos à receita?

1/2 barra de sabão em pedra de boa qualidade (uma dica: deixe o sabão fora do plástico por alguns dias para que ele seque bem; isso é muito importante para o resultado da mistura);

1/2 xícara de carbonato de sódio (carbonato de sódio nada mais é do que o bicarbonato de sódio assado ao forno por mais ou menos 45 a 50 minutos. Isto faz com que o efeito do bicarbonato de sódio seja potencializado, através da mudança de PH - não use o bicarbonato, ok? - Veja a receita completa aqui. No comércio, nessas lojas que vendem matéria prima para fazer sabão, sabonete, velas, produtos de limpeza etc., é conhecido como "BARRILHA" e é vendido por quilo. Eu compro nas lojas da rua silveira martins -em S. Paulo).

1/2 xícara de bórax
2 xícaras de água 
Misture o carbonato de sódio e o bórax em um saquinho de plástico, quebrando eventuais pedaços. 
Rale a meia barra de sabão em pedra no ralador ou num processador (eu uso um processador).
Em uma panela de tamanho médio ferva a água e despeje o sabão ralado, mexendo sem parar até estar completamente derretido.
Isso deve levar cerca de 8 minutos, depende de quão fino você ralar ou processar o sabão.
Ao ficar completamente dissolvido, misture os secos (carbonato de sódio e bórax).
Continue mexendo até ficar numa consistência bem cremosa.
Retire do fogo e despeje em uma tigela e espere esfriar por uns vinte minutos.
Bata na batedeira até dobrar de volume. Não junte nenhum líquido adicional, não é necessário, e ainda irá diminuir a potência das bombas.
Use uma forminha de gelo para fazer as bolinhas ou quadradinhos - como quiser.
Leve ao freezer por 15 minutos e....PRONTINHO.
Pode colocar na máquina de lavar roupa junto com um pouco do seu sabão em pó habitual e surpreenda-se!
Guarde-as em um recipiente fechado hermeticamente ou saco plástico.
Eu AMO fazer meus próprios produtos de limpeza - e, você, não?


Thanks to

WASHING SODA (CARBONATO DE SÓDIO)
Para fazer o carbonato de sódio, que é um ingrediente muito mais potente utilizado para limpeza pesada, basta pegar o bicarbonato de sódio comum, que você compra em farmácias ou lojas de produtos para fazer sabonetes e velas, e espalhar numa assadeira no forno numa camada fina. Deixe "cozinhar" lentamente por aproximadamente 50' a 1 hora. Retire. Mexa bem e misture. Coloque novamente no forno por mais ou menos 1/2 hora. Ele deve mudar ligeiramente de cor. Deixe esfriar na própria assadeira no forno. Depois de bem frio é só armazenar. Não confunda então (bicarbonato de sódio) com o outro (carbonato de sódio), pois o carbonato é bem mais potente.

5 comentários:

Paola Guerra disse...

Onde você encontra bórax?

Fatima disse...

por favor preciso saber onde achar borax,aqui em rib.Preto nao tenho nem ideia

VERA LUCIA M.N. disse...

Queridas Fátima e Paola. Eu compro pelo correio. Eles entregam em qualquer parte do Brasil. É rápido, simples e confiável:
Pode pedir por telefone neste site:
http://polycomercial.com/

Abraço em Cristo

glauciwal disse...

Finalmente encontrei o tal Bórax. Vai chegar pelo correio. Enquanto aguardo, perguntinha: esse preparado é somente para roupras brancas ou lava roupas em geral?

VERA LUCIA M.N. disse...

glauciwal, eu uso para roupas em geral, coloridas ou não, embora sempre lave minhas roupas brancas em separado, ok? Grande abraço
Vera Lucia

 
Pin It button on image hover