A CALDA DE OURO: PARA PANQUECAS, PUDINS, SORVETES...HUMMMMM!


INGREDIENTES
400 g de açúcar refinado
200 ml de água
50 ml de suco de limão, peneirado

Use uma panela de inox. Adicione o açúcar e água. Mexa levemente a panela para combinar a água com o açucar.
Ligue o fogo médio e coloque para ferver. Adicione o suco de limão. Quando ferver novamente, reduza o fogo para baixo. Nunca mexa ou toque na solução de açúcar. Continue a cozinhar até 110 - 115C  por cerca de 45 minutos. Enquanto cozinha a calda, use um pincel molhado para afastar o açúcar dos lados da panela para evitar que o açúcar cristalizado volte para a calda.
Quando a calda se torna âmbar, com uma consistência perto da do mel, mas ainda não igual ao mel, retire do fogo. Deixe esfriar e transfera para um frasco hermético limpo. Está pronto para uso após um ou dois dias. A calda de ouro pode ser armazenada por vários meses a um ano em temperatura ambiente. Quanto mais tempo a calda amadurece, mais fragrância e sabor terá.

Procedimentos de xarope de ouro

Dicas da Christine:
1. Se você está fazendo a calda pela primeira vez, não descuide!
2. A temperatura da calda é fundamental, pois o calor afeta a consistência do açúcar uma vez frio. O ideal é ficar entre 110-115C. É melhor ter um termômetro. Se você não tiver um, você pode testar a consistência. Quando a calda ficar marrom dourado, pegue com uma colher e, após esfriar um pouco, coloque entre o polegar e o indicador. Cuidado que está muito quente! Um fio fino deve ser formado quando você separar os dedos.
3. Enquanto quente, ela parece um pouco aguada. Mas uma vez fria, fica mais espessa.
4. Use panela de aço inoxidável para fazer a calda. Nunca use utensílios que são feitos de outro material..
Quanto mais você cozinhar o xarope, mais escuro se torna.
here




0 comentários:

 
Pin It button on image hover