A FANTÁSTICA "CÁPSULA DO TEMPO"


Uma cápsula do tempo é algo barato para fazer com as crianças, mas muito interessante.
Na verdade, todos na família deveriam participar, colocando alguma coisa de que gostem e que terá um significado especial no decorrer do tempo.
Mas, o que é uma cápsula do tempo?
Bem, é algo que fazemos para dizer aos outros, no futuro, o que éramos, o que fazíamos, do que gostávamos, o ambiente em que vivíamos etc.
Imagine, junto com as crianças, por um momento, que daqui a dezenas de anos alguém irá encontrar essa cápsula do tempo e saber exatamente a quem pertencia, como eram essas pessoas, do que elas gostavam, o que estava acontecendo no mundo naquela época e assim por diante.
Isso é o que deve nortear as crianças na composição da cápsula do tempo.
Mas você e eu sabemos que não será assim.
Na verdade, você saberá onde ela estará o tempo todo e, no momento oportuno, quando seus filhos crescerem, forem para a faculdade ou se casarem, você a abrirá numa ocasião especial e terão momentos emocionantes.
O objeto que servirá de cápsula do tempo pode ser uma garrafa cortada e decorada como uma cápsula mesmo, ou uma caixa de plástico com várias cápsulas dentro, para cada criança e adulto (gosto mais dessa idéia, uma cápsula do tempo para cada um).

O que não devemos colocar na cápsula do tempo?
. coisas de que você ou eles possam precisar no futuro.
. papel de caderno, pois pode manchar ou dissolver com o tempo. Já existem papéis "acid free" vendidos em lojas de artesanato para scrapbooking.
. coisas como CDs, DVDs etc. Lembre-se que no futuro nossa alta tecnologia de hoje vai estar completamente obsoleta.

O que devemos colocar?
. dados pessoais, como, nome, idade, preferências, o que está estudando, o que quer ser no futuro, objetos e bichos de que mais gosta etc. Para os adultos, profissão, livros que estão lendo, filmes que mais gostaram.
. uma lista de planos para o futuro de cada um.
. uma referência a algo de que goste muito, como a coleira de um cachorrinho, a fita do vestido de uma festa, um cachinho de cabelo da boneca preferida, a roda de um carrinho que quebrou mas que era muito especial, uma bola de futebol muito usada, algo pequeno e pessoal (que tal um tufo de cabelos de cada um, para leitura de DNA?) etc.
. cartões de mensagem de cada membro para quem encontrar a cápsula.
. a primeira página de um jornal nacional com as principais notícias do dia: não se esqueça: a data é muito importante.
. cartões postais da cidade ou país onde mora.
. fotografias (escreva atrás delas a que se referem).
. desenhos das crianças.
. faça da cápsula do tempo algo pessoal e familiar: referências ao momento social são importantes, mas fatos geopolíticos não, porque não é um livro de história.

Como armazenar tudo isso?
Em primeiro lugar faça uma lista de tudo o que tem na caixa. Inclua a descrição, pois, por mais esperta que você seja, pode não se lembrar de algo ou do motivo que levou alguém a colocar na cápsula.
Faça uma etiqueta dizendo a que família pertence com nomes, endereço, telefone e email.

Finalmente, onde colocar a cápsula do tempo?
Bem, o mais emocionante é, sem dúvida, enterrá-la. Nesse caso, pense bem antes. A caixa deve ser colocada num recipiente de plástico; a terra tem que ser sua; não pode ser num local onde ocorram enchentes ou o cachorro possa revirar.
Enterrar é o mais emocionante e isso até pode ser feito - com certa solenidade. Mas você e eu sabemos que, depois, a cápsula deverá ficar escondida, não é?
Ilustração: Anthony Morrow - AllPosters

0 comentários:

 
Pin It button on image hover