DÚVIDAS SOBRE ÓLEOS ESSENCIAIS? APRENDA AQUI!


No meu post anterior sobre óleos essenciais (leia aqui) você aprendeu o que são e como usá-los. Agora
você vai aprender que tipo de óleo essencial é mais indicado para você.

Lavanda ou Alfazema (lavender) - Um dos óleos mais versáteis. Lavanda é excelente para eliminar a dor de queimaduras (mas não use puro - misture com outro óleo como ensinado no post anterior). Ele é usado para promover o relaxamento, aliviar os sintomas de alergias e febre do feno. Relaxa os músculos tensos e doloridos. É antibacteriano, por isso é bom para cortes / arranhões e acne. E ajuda algumas pessoas com dores de cabeça.

Menta ou Hortelã (peppermint) - Meu remédio para dor de cabeça favorito é o óleo essencial de hortelã-pimenta. Alivia o congestionamento nasal. Bom para os músculos doloridos, tem um efeito refrescante. Ajuda a melhorar a concentração e o estado de alerta.
* Não deve ser usado em bebês ou crianças pequenas *.

Tea Tree (melaleuca ou árvore do chá) - Anti-viral, anti-séptico, anti-fúngico, o óleo da árvore do chá é mais comumente usado para limpar feridas, matar bactérias, limpar a acne e pé de atleta. Você pode adicioná-lo ao shampoo para matar piolhos ou tratar a caspa. Difundi-lo para limpar o ar e limpar a congestão no peito. Adicione um pouco de vinagre  e você terá um excelente "limpa-tudo" natural.
* Não ingerir o óleo da árvore do chá *.

Eucalipto - Aplique algumas gotas nas solas dos seus pés para reduzir a febre (eu não recomendo reduzir febres, mas se for preciso, é melhor fazê-lo naturalmente.).  Diluir e esfregar no peito, pescoço e costas ou usá-lo através de um difusor para aliviar o congestionamento, sinusite ou um nariz entupido. Antibacteriano.
Útil para tosse e asma.
* Não ingerir *.

Limão - Este óleo cítrico é ótimo para  adicionar vinagre e fazer outro limpa-tudo. Deixa sua casa limpa e um aroma fresco.  Aumenta o estado de alerta. Cota-gorduras, então é ótimo para lavar pratos adicionando algumas gotas ao detergente. Esfregue algumas gotas na sola dos seus pés para impulsionar o seu sistema imunológico. Em massagens, pode melhorar a circulação e ajuda a celulite e varizes.

Laranja - Também é um grande aditivo para produtos de limpeza. Acrescente algumas gotas à enzima citrus e tenha um poderoso limpa-tudo natural (leia sobre a enzima citrus aqui). É relaxante. Bom para a pele. Anti-séptico e anti-inflamatório. Faz um óleo de massagem maravilhoso.

Gerânio - Aroma adorável. Afrodisíaco. Pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa e TPM. Repelente
de mosquitos.  Pode aliviar o stress e a tensão nervosa. Bom para problemas de pele.
Orégano - O orégano é um óleo muito forte e deve sempre ser diluído (assim como os demais). Anti-fúngico. Desinfetante. Antiviral. Anti-parasitário. Muito útil na luta contra infecções. Fortalece o sistema imunológico. Bom para o sistema respiratório. Pode limpar a congestão nasal. Bom para músculos doloridos  e dores da TPM.
* Não usar durante a gravidez *!

Alecrim - Revigorante e estimulante. Ótimo para problemas de acne / peles oleosas. Bom para o cabelo, pode ser adicionado a shampoos ou condicionadores. Ajuda na perda de cabelo e promove o crescimento. Ótimo para massagem em músculos doloridos e para aumentar a circulação. Poucas gotas diluídas em água pura pode matar bactérias da boca e refrescar o hálito. Bom para problemas respiratórios e congestão nasal quando usado para inalação manual, ou seja, uma grande panela com água fervendo e umas gotas do óleo essencial de alecrim.
* Não use durante a gravidez *.

Cravo - Ótimo para aliviar a dor de dente. Coloque uma gota diretamente na gengiva / dente que dói para entorpecer. Estimulante. Antibacteriano, anti-séptico, antiviral, anti-fúngico. Analgésico. Afrodisíaco. Pode ajudar na eliminação da acne. Adicionar a um óleo carreador e aquecer suavemente para dores de ouvido, aplicando em torno das orelhas. Aumenta a circulação. Aplicar nos pés para impulsionar o sistema imunológico. Alivia o estresse.
(no próximo post acrescentarei mais óleos essenciais)
Desculpem as fotos, são apenas ilustrativas pois não posso fazer propaganda de fornecedores ainda.

0 comentários:

 
Pin It button on image hover