DA NATUREZA COM AMOR: COMO UTILIZAR ERVAS E ÓLEOS ESSENCIAIS!



Não há como negar que ervas e óleos essenciais para fins cosméticos e terapêuticos são muito utilizados atualmente. Existem centenas de clínicas especializadas em tratamentos com produtos naturais, revistas e livros que tratam apenas desse assunto e lojas dedicadas à sua comercialização.
Através desses artigos quero ajudar você a conhecer as propriedades e características das principais ervas e óleos essenciais, numa abordagem séria, esclarecedora, porém simples e mais voltada à cosmética e à utilização externa, sem a pretensão de esgotar o assunto.
Quero salientar que uma das coisas que nós, brasileiros, precisamos aprender é que NÃO EXISTEM REMÉDIOS, NEM FÓRMULAS (naturais ou não) E MUITO MENOS CHÁS NATURAIS INOFENSIVOS.
As ervas têm suas propriedades, funções e contra-indicações. Ao optar pela utilização, consulte sempre um especialista (fitoterapeuta ou médico herborista).

Lembre-se de informar ao seu médico porque e como você as está utilizando. Uma pessoa, por exemplo, que vá passar por uma cirurgia ou esteja tomando antidepressivos convencionais deve redobrar a atenção se estiver usando ervas medicinais, principalmente aquelas com efeito antidepressivo, como, por exemplo, a erva-de-são-joão.
Portanto, recorrer ao tratamento com ervas e plantas por considerar mais seguro não é totalmente verdade. Sozinhas ou combinadas elas podem causar efeitos indesejáveis.

Outro cuidado: pode haver mais de uma erva ou planta de mesmo nome com efeitos completamente diferentes, ou com nomes diferentes e os mesmos efeitos.
Seja exigente. A não ser que você seja perita no assunto, nunca compre uma erva, planta ou óleo essencial que não tenha o nome científico na embalagem, pois não vai deixar dúvidas. Além disso, esse cuidado atesta a idoneidade do produtor ou distribuidor.
Uma dica: sempre que o nome científico vier acompanhado da palavra "officinalis" significa que é uma planta reconhecida pela prática médico-herborista.
Tudo isso é um alerta, mas não impede que você utilize ervas e óleos essenciais com prudência, especialmente os indicados aqui, pois suas propriedades e contra-indicações estão bem explicadas.
Mas se tiver alguma dúvida ou discordar de algum esclarecimento, sinta-se à vontade para me enviar um email, ok?
Selecionei as principais ervas e óleos essenciais. É mais viável trabalhar de forma caseira com uma pequena e eficiente seleção. Seria impossível trabalharmos artesanalmente com tudo.

No meu livro "De Volta para Casa", nas páginas 140 a 144, você encontra a forma correta de preparar infusões, chás, decocção, tisana, maceração, tintura e extratos.
 
Pin It button on image hover