ORGANIZE SUA CASA!



Creio que você sabe o quanto ser organizada facilita sua vida, não é mesmo? 
A primeira pergunta a se fazer é: estou interessada em ser organizada? A verdade é que existem pessoas que vivem perfeitamente bem no caos e são felizes assim.
Se esse for o seu caso, não vejo necessidade alguma de você mudar, desde que de fato esteja se sentindo bem em ser desorganizada. Como diz minha amiga: "na minha bagunça, sempre encontro o que quero!". Ou talvez você nem se ache tão desorganizada.


Vamos a um pequeno teste?

* você se sente deprimida pela manhã ao ver a pilha de louça suja da noite anterior?
* está cansada do drama que é procurar peças de roupas, objetos e chaves perdidas?
* o recipiente de lixo está sempre vazio ou é necessário um guindaste para levá-lo para fora?
* uma vez que a louça está lavada, a tendência é que fique empilhada em cima da pia ou na lava-louças?
* suas revistas, jornais e correspondências estão espalhados pelo chão ou sobre algum móvel em algum lugar?
* você pendura suas roupas ou põe prá lavar assim que as tira ou sua mobília é o seu cabide?
* conhece as expressões: "onde foi mesmo que coloquei a tesoura?", "onde foi parar aquela camiseta que combina tão bem com esse blazer?", "manheeeeeeeeê, onde está a blusa da minha roupa de ginástica?", ou ainda, "querida, onde está aquela gravata que ganhei no dia dos pais?


Se você respondeu sim a pelo menos três perguntas, se a desorganização causa em você estresse e confusão, sua casa parece um campo de batalha e seu desejo é que uma fada apareça para arrumar tudo, continue lendo. Você é uma especialista em criar o caos. Ou, pelo menos, sofre um estresse danado durante algum tempo, até colocar tudo em ordem, o que não dura muito tempo, não é mesmo? 

A maior parte das tarefas, para quem quer se organizar e viver mais leve, deve ser feita diariamente. É verdade! Depois de algum tempo executá-las se tornará algo automático, acredite!
Talvez você nem saiba por onde começar. Mas, com um pouco de esforço, bom humor e força de vontade, você chegará lá.
Lembre-se que a disciplina para se organizar e manter-se organizada só vale se for encarada com bom humor, criatividade, como um desafio divertido. 
Não é preciso arrancar os cabelos se durante alguns dias não puder manter tudo organizado. Não existe corte marcial nem castigo, e é prova de sabedoria e maturidade reconhecer que os acidentes de percurso são inevitáveis e perfeitamente toleráveis.
Também não adianta bancar o general: nem todos na sua casa vão aderir a essa sua nova faceta. Aliás, talvez nem acreditem nas suas boas intenções. Vá com calma. Com alguns truques e muita tranquilidade todos podem acabar aderindo, se perceberem que isso se tornou algo divertido e agradável.
É IMPORTANTE TER EM MENTE QUE UMA AÇÃO, PARA SE TORNAR UM HÁBITO, DEVE SER REPETIDA POR VINTE E UM DIAS CONSECUTIVOS.
É sério!
Então, vamos lá?
Olhe à sua volta e observe se há algo que pode ser feito rapidamente, com resultados imediatos. Aqui estão alguns exemplos:


FAÇA SUA CAMA AO LEVANTAR

Se as crianças forem grandinhas, peça que façam suas camas também. Se você nunca fez sua cama antes de sair de casa ou, antes do almoço, a tarefa exigirá um tremendo esforço, mas, por outro lado, abrirá um sorriso em seu rosto quando voltar e encontrar o quarto em ordem.


ARRUME GAVETAS E ARMÁRIOS

Se você olhar para a casa inteira, verá uma grande área a ser organizada e poderá desanimar. Comece pelas gavetas e armários.


ORGANIZE REMÉDIOS E RECEITAS MÉDICAS

Este é um item muito importante para se ter organizado e não leva muito tempo. Pegue uma caixa ou um saquinho plástico para cada membro da família. Etiquete com o nome e dentro guarde as receitas, exames realizados e medicamentos que tomaram em cada ocasião. E preste atenção sempre aos prazos de validade. Eu costumo ter uma listinha de todos os remédios que tenho em casa. Isso evita que eu saia do médico, passe na farmácia, gaste uma fortuna e descubra que já tinha aquele remédio em casa.


AUTOMATIZE COM LEMBRETES

Envolva toda família na busca pela organização. Coloque lembretes tipo: abriu, feche; emprestou, devolva; pegou, guarde; sujou, limpe; derrubou, pegue; molhou, enxugue; tirou, pendure...


PENSE EM "FLUXO DE TRABALHO"

Vamos usar sua pia de cozinha como exemplo. Se você é destra como eu, provavelmente os pratos sujos ficarão à direita e os limpos à esquerda. Portanto, o correto é um armário à esquerda da pia para guardar os pratos. Pense nisso!


FAÇA LISTAS

Use sua agenda. Faça uma lista diária das coisas que você precisa fazer: ir ao banco, marcar dentista, buscar roupas na lavanderia, reuniões de escola etc.


ARQUIVE

Faça ou compre uma pasta com divisórias, contendo itens das coisas que você quer fazer ou guardar, separando por categoria: aniversários (nunca mais vou esquecer o aniversário da minha tia), presentes de natal (este ano vou pensar com antecedência sobre isso), contas a pagar, contratos, notas fiscais, diplomas, documentos, certidões etc.

 
Pin It button on image hover