OS ÓLEOS ESSENCIAIS E OS QUATRO LADRÕES!


No século XIV, durante a Baixa Idade Média, a peste bubônica (ou peste negra) assolava toda a Europa matando de 25 a 75 milhões de pessoas. Alguns pesquisadores acreditam que um terço da população da época foi dizimada. Não havia chance. Não havia cura. As casas eram abandonadas ou pela morte de todos os seus moradores ou pela fuga que era quase impossível.
Conta-se que (não se sabe se é lenda ou não) as autoridades perceberam que as casas e estabelecimentos comerciais abandonados estavam sendo roubados. Mas como era possível? A maioria das casas continha, inclusive, os corpos de pessoas mortas pela peste, pois não havia contingente nem local suficiente para enterrá-los. E até mesmo os mortos e sepulturas eram pilhados de seus pertences. Por que esses ladrões não tinham medo de se contaminarem? Por que não morriam?
Depois de um tempo, quatro ladrões (dizem que eram quatro!) foram capturados. As autoridades então ofereceram perdão a eles, caso revelassem o segredo de sua proteção contra essa doença fatal. Uma vez que a peste era tão contagiante, que as famílias morriam em massa, era imperativo para as autoridades descobrir o segredo dos quatro ladrões. Em troca então do perdão, eles revelaram o segredo que os mantinha vivos e protegidos de doenças. 
Esses homens haviam sido, no comércio, perfumistas e comerciantes de especiarias e haviam inventado uma mistura de óleos essenciais (que comercializavam) para protegê-los, não só dos germes e bactérias no ar, mas também do fato de tocar os corpos em decomposição.
E os quatro ladrões estavam perfeitamente bem de saúde, sem qualquer indício da doença. 
Então, qual é o milagre pelo qual os ladrões foram salvos da praga?
Uma mistura de óleos essenciais com propriedades anti-bacterianas, anti-virais, anti-sépticas e anti-fúngicas. Chamado de "Óleo dos Quatro Ladrões" (em inglês On Guard!) eles criam um habitat difícil para a sobrevivência dos agentes causadores de doenças.
E aqui está o segredo da mistura dos quatro ladrões:
4 gotas de óleo essencial de cravo
2 gotas de óleo essencial de limão
2 gotas de óleo essencial de canela
1 gota de óleo essencial de alecrim
1 gota de óleo essencial de eucalipto.
A primeira forma de utilizá-lo é misturando  30 gotas dessa mistura com 2 xícaras de água, de preferência destilada ou muito bem fervida. Com isso você pulveriza os ambientes de sua casa, matando os germes.
A segunda forma é, ao invés de diluir em água, diluir num óleo carreador (como é chamado) tipo óleo de amêndoas doces, óleo de germe de trigo ou de semente de uva etc. Nesse caso, você coloca 20 gotas da mistura dos óleos essenciais em 2 colheres de sopa do óleo carreador citado acima.
Pode ser usada das seguintes maneiras:
. como desinfetante para as mãos
. massageando a planta dos pés para afastar gripes e resfriados
. massageando atrás do pescoço para minimizar as dores no corpo causadas pela gripe
. esfregando  no peito, pescoço e orelhas para afastar o frio e ajudar a abrir os brônquios
. massageando levemente as têmporas para aliviar a dor de cabeça
. colocando uma gota em uma picada de inseto para fazer parar a coceira
. umidificando o ambiente com 9 gotas em uma bacia de água recém-fervida ou num umidificador para purificar o quarto.
. 8 gotas num difusor para limpar o ar.
. 5 a 10 gotas em sua máquina de lavar roupa para desinfetar brinquedos de pelúcia, lençóis, cobertores etc.
. 2 gotas num pano macio para limpar e desinfetar itens como telefones, celulares, computadores, controle remotos etc.

Atenção: Jamais use o óleo essencial puro. Ou ele é diluído em água ou no óleo carreador; e nunca use internamente.

Bem, não sei se é uma lenda ou não, mas conheço as propriedades dos óleos essenciais e sinceramente acredito que a natureza tem muito a nos oferecer.

Uma última recomendação: leia atentamente tudo sobre óleos essenciais aqui mesmo no blog na tag "Ervas e Óleos: Aprenda e Use! antes de qualquer iniciativa.

0 comentários:

 
Pin It button on image hover