CONHEÇA OS ÓLEOS ESSENCIAIS!


Desde os tempos antigos, ingredientes muito ricos têm sido extraídos de diversas árvores, ervas, flores, frutos e grãos.

Um deles é o Óleo Essencial, e a ciência que os utiliza é a AROMATERAPIA.
Extraídos por processos específicos como o vapor (o mais usado), a compressão e o esfriamento, os Óleos Essenciais são chamados de força vital por serem primordiais para o processo biológico das plantas. São encontrados nas pétalas, folhas, raízes e cascas. O Óleo Essencial de rosas, por exemplo, é extraído das pétalas, o de hortelã, das folhas, e o de sândalo, da madeira.

Apresentam comprovadamente propriedades antibióticas, antiinflamatórias, fungicidas, analgésicas e sedativas. São bastante utilizados na cosmética e em terapias alternativas para relaxar, refrescar, estimular, cicatrizar, embelezar e perfumar. Os Óleos Essenciais atuam na mente pelas sensações estimuladas por aromas específicos ou pela combinação de alguns deles.

Para produzir um litro de Óleo Essencial de rosas, por exemplo, é necessária quase uma tonelada de pétalas. Por isso, esses óleos são muito caros, mas têm um efeito poderoso, pois apenas algumas gotas são necessárias para obter o efeito desejado.

No Brasil, salvas algumas exceções, encontramos problemas com a pureza dos óleos, com sua distribuição e armazenagem.

Uma boa opção são os óleos concentrados. No meu livro "De Volta para Casa" ensino como fazê-los. Na fabricação caseira, embora os óleos concentrados de plantas e flores não revelem a forma mais pura do Óleo Essencial, conservam muitas das suas propriedades e podem ser utilizados do mesmo modo.
Os resultados não são exatamente os mesmos dos Óleos Essenciais, mas são bem satisfatórios. Vale, então, a sugestão: sempre que possível, utilize os Óleos Essenciais.

Os Óleos Essenciais puros são substâncias poderosamente concentradas e DEVEM SER DILUÍDOS EM ÁGUA PURA, ÁLCOOL DE CEREAIS (OU VODKA) OU ÓLEOS VEGETAIS (também chamados CARREADORES ou veículos). Mais adiante falaremos sobre isso.

JAMAIS UTILIZE ÓLEOS ESSENCIAIS PUROS NA PELE.
Vale repetir: VOCÊ DEVE DILUÍ-LOS.
A diluição recomendada é de 2,5% a 3% em relação à quantidade de óleo carreador.
Isso significa aproximadamente 1 gota de óleo essencial para cada 2 ml de carreador, 7 gotas em 2 colheres de chá cheias, 12 a 15 gotas para 2 colheres de sopa e 25 gotas para 60 ml.
TAMBÉM NÃO FAÇA USO DE FÓRMULAS QUE INDUZAM À INGESTÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS.

Respeite as contra-indicações, siga rigorosamente as instruções e teste antes.

Na dúvida, não use!

0 comentários:

 
Pin It button on image hover