VIGNETTES


Tá bom. Tá bom. Um monte de gente me passou email ou me perguntou precisamente o que é uma vignette (muito utilizada em ambientes vintage/shabby chic).

Então, aqui vai: uma das formas mais fáceis de adicionar design em sua casa é organizando objetos em vignettes (ou agrupamentos ou vinhetas - termo da publicidade), em cima de mesas ou aparadores ou prateleiras.

Você pode fazer uma vignette em cima de qualquer superfície plana: uma cômoda, um aparador, uma mesa, uma estante e até em uma janela.

Você pode usar acessórios como livros, vasos, espelhos, plantas, vegetação, fotos, pertences pessoais - como o primeiro sapatinho, o primeiro vestidinho emoldurado - e até pequenos quadros. A "vignette" torna um quarto ou uma sala mais chique, mais pessoal, mais singela.

Agora aqui vão oito dicas para criar "vignettes" marcantes em sua casa:
. construa sua "vignette" em torno de um ponto ou foco de luz. Se o arranjo de objetos estiver em um canto escuro perde toda sua beleza. Tem que haver uma iluminação perto (como um abajur) ou uma luz direcionada como usada nas galerias.

. escolha objetos que apoiem o estilo e o tema do ambiente. Se o ambiente é formal, um arranjo simétrico fica melhor. Se o ambiente é casual, então um arranjo assimétrico construirá melhor.

. use cor em sua "vignette", coordenada com as cores do ambiente, ou então, a "vignette" será o "foco point". Os arranjos de flores e até de frutas dão o tom.

. exiba os objetos em número ímpar: três, cinco, sete... - nunca em pares.

. varie a altura dos objetos. Use livros para dar alturas diferentes ou caixas como pedestais
.
. atenha-se a um tema. Por exemplo, fotos das férias da família com objetos de praia (conchas, estrelas etc) ou campo (folhas secas, pedras etc.).

. Crie profundidade. Coloque os objetos atrás e na frente. Cuidado com o efeito trenzinho. Objetos apoiados em espelhos inclinados dão dimensão à sua "vignette".

. Varie a textura dos objetos. Use elementos arquitetônicos para introduzir uma textura inesperada (como ferro, cimento etc.).

Exemplos de "vignettes":







0 comentários:

 
Pin It button on image hover