DETOX SUA CASA! BASTAM 15 A 30 MINUTOS POR DIA!

UM PLANO DE 30 DIAS PARA VOCÊ ACABAR COM A BAGUNÇA EM SUA CASA!

Algumas dicas antes de começar ...

. Lembre-se que este é um plano de apenas 15 a 30 minutos. Depois disso você terá muito tempo para organizar tudo. 

. Mantenha-se focada. Se você tem um monte de bagunça, pode ser fácil ficar sobrecarregada. É apenas um ambiente ou espaço por dia. 

Tenha uma ou mais caixas de DOAÇÕES. 
Acredite em mim. Você vai doar muitas coisas.

. Não deixe a perfeição ficar no caminho. Lembre-se que são apenas 15  a 30 minutos, depende se você é casada, se tem filhos etc. Sabe qual é o meu receio? Você querer fazer tudo de uma vez e acabar no meio de uma grande bagunça e desistindo de tudo. Então - apenas uma coisa por vez. 
Se você se deparar com itens que pertencem a outro lugar guarde no lugar ao qual pertencem!

Dia 1: . Papelada
Você tem uma pilha de papéis (ou duas?). Vá através das contas, recibos e quaisquer outros papéis, arquivando ou destruindo o que você não precisa mais. Tenha um arquivo simples para suas contas, documentos etc.

Dia 2: Entrada da casa
Uma casa chique deve ter uma entrada de boas vindas e não um monte de tênis de crianças, mochilas escolares, pastas de trabalho, chaves etc.

Dia 3: . Bolsas
Esvazie todo o lixo e os itens que você não usa regularmente. Use uma pequena necessaire para maquiagem e outros itens essenciais que podem ser facilmente transferidos de bolsa a bolsa.

Dia 4: . Produtos de limpeza 
Hoje são os produtos de limpeza {onde quer que estejam!} e de se livrar de todos os que você não usa. Tente usar limpadores multiuso ou produtos de limpeza naturais e ecológicos (tem um monte de receitas aqui no blog). E aqui também. Se você tiver vários parcialmente cheios de um mesmo produto, coloque tudo no mesmo recipiente. Álcool, limpadores multiuso etc. eu mantenho em embalagens spray. Deixe os panos de limpeza limpos e juntos numa caixa ou cesta. 

Dia 5:  . Geladeira e Freezer
Remova todos os itens que estão vencidos ou que você sabe que não vai usar. Minimize as embalagens sempre que possível para economizar espaço. Encontre outras idéias de organização AQUI .

Dia 6: . Despensa e armários de armazenamento de alimentos
Verifique todos os itens que estão vencidos e livre-se de qualquer coisa que você sabe que não vai usar. Não se esqueça de fazer o mesmo com os temperos e especiarias! Coloque os itens que irão vencer logo bem na frente do armário.

Dia 7: . Dia de Repescagem
Este é  o dia para você terminar qualquer dos ambientes ou locais acima que você não pode terminar. Escolha aqueles que faltaram muito para concluir.

Dia 8: . Armários de cozinha
Olhe para todos os itens de cozinha que você não usa ou que não tem espaço para cada um. Panelas sem tampa, riscadas, frigideiras semi-queimadas etc. Certifique-se de que todos os recipientes plásticos têm tampa, não estão com mau cheiro ou que são desnecessários (a gente guarda tudo, não é mesmo?). 

Dia 9:. Medicamentos
Olhe um por um e descarte (da forma apropriada) os vencidos ou que vc não precisa mais. 

Dia 10: .Área de jantar
Comprometa-se a manter a sua bagunça longe da sua mesa. Encontre soluções de armazenamento para todos os itens que freqüentemente são largados na mesa.  Papéis na fruteira, laptops, cabides etc., quaisquer pratos, utensílios de servir ou outros itens que você não usa. Pratos rachados, xícaras sem asas etc? Nem pensar em manter!

Dia 11: . Área de entretenimento
Certifique-se de que todos os CDs, DVDs etc estão em seus próprios cases e avalie o que você realmente vai usar. Músicas e vídeos são tão facilmente acessíveis através de nossos computadores e dispositivos móveis! Então, seus CDs e DVDs, podem ser coisa do passado.

Dia 12: . Revistas e livros
Dê um fim às revistas e jornais antigos. Arranque as páginas que você gostaria de manter e arquive. Sabe? Depois que eu leio um livro, gosto de doar. Os absolutamente indispensáveis, organizo em uma ordem lógica.

Dia 13: . Gaveta da bagunça
Quem não tem uma? Se tiver tempo, use recipientes de plástico ou caixas de leite cortadas e encapadas (de baixo custo ou nenhum) para armazenar itens semelhantes. Coloque os itens que pertencem a outro lugar...no lugar!

Dia 14: . Dia de respescagem
Este é  o dia para você terminar qualquer dos ambientes ou locais acima que você não pode terminar. Escolha aquelas que faltaram muito para concluir.

Dia 15: . Escrivaninha ou escritório
Arquive qualquer papelada necessária e triture o resto. Verifique seus pen drives, arrume canetas, aponte os lápis, limpe o computador, jogue fora blocos de anotações antigos, verifique a caderneta de telefone, cartões de visita etc.

Dia 16: . Os armários do banheiro
Dê uma geral em todos os produtos de higiene e mantenha apenas o que você USA! Será que precisa de todas essas miniaturas de shampoo, sabonete, condicionador etc. de hotéis?

Dia 17: . Armário de roupa de cama e banho
Doe qualquer roupa que você usa não mais, mas que ainda está em bom estado. Toalhas de banho desfiadas, fronhas com bolinhas, lençois antigos? (Odeio!).

Dia 18: . Maquiagem
Jogue no lixo tudo o que está vencido, rachado ou não é mais seu estilo. Escolha seus favoritos e se livre daquele batom que você ganhou e que nunca, jamais, vai usar.  

Dia 19: . Jóias e bijuterias
Verifique as jóias ou bijuterias que você ainda usa. Doe, venda ou jogue fora se não tiver valor. Se algo precisa ser consertado e você não o fez há mais de seis meses, dê um fim. 

Dia 20: Guarda-roupas
Analise peça por peça e se pergunte se a compraria hoje. Serve? Está apertado? Fora de moda? Classifique cada uma e não hesite em reciclar ou doar. 

Dia 21:  . Repescagem
Este é  o dia para você terminar qualquer dos ambientes ou locais acima que você não pode terminar. Escolha aqueles em que faltou muito para concluir.

Dia 22:   . Gaveta de meias, pijamas, camisolas e roupas íntimas
Olhe cada uma (meias, cuecas, camisolas, calcinhas, sutiãs, meias finas, etc). Mantenha apenas o que você ainda usa.

Dia 23: . Mesas de cabeceira
Organize as mesas de cabeceira. A gente junta tanta tralha, não? Deixe apenas o que você precisa antes de dormir, como óculos, uma linda garrafa de água, colírio, creme para as mãos etc. 

Dia 24: . Brinquedos 
Este é sempre um divertimento. Organize os brinquedos, verifique aqueles que as crianças ainda realmente usam e doe o restante que estiver em bom estado. Verifique aqueles que precisam de pilhas ou baterias para ver se ainda funcionam. Jogue fora tudo o que estiver quebrado, desajustado, solto e lave o que estiver sujo. 

Dia 25: Armários das crianças
Verifique para ver as roupas que ainda servem e doe  as antigas, ou se for problema de tamanho, ajuste para as crianças mais novas. Não deixa nada descosturado, sem botões etc. 

Dia 26: Artesanato
Seja implacável e realmente avalie os itens que você usa ou precisa. Jogue fora tudo o que não usa mais e doe o que você nunca vai fazer. 

Dia 27: . Lavanderia
Organize os armários de produtos de lavanderia que são velhos ou não utilizados. Limpe o ferro de passar roupa, verifique baldes, vassoura, rodo, aspirador de pó, cestos de roupa suja e limpa etc. Limpe a máquina de lavar e a de secar, principalmente os filtros.

Dia 28:  . Repescagem
Este é  o dia para você terminar qualquer dos ambientes ou locais acima que você não pode terminar. Escolha aqueles em que faltou muito para concluir.

Dia 29: Artigos de estação
As chances são de que estes são a causa da maior desordem. Enfeites de natal, roupas de balé das meninas, roupas de jogos de meninos etc. Utilize caixas de armazenamento para guardar itens sazonais juntos.

Dia 30: . Carro
Pegue dois sacos - um para lixo e um para qualquer coisa que precisa voltar para a casa. Coloque tudo no seu devido lugar. 

UFA! VALEU A PENA!!!!!! Tenho certeza de que a sua casa está mais do que nunca livre da bagunça!



Para ver todas as matérias "Organize-se - Simplifique sua Vida", clique aqui!

0 comentários:

 
Pin It button on image hover